Home » Tutoriais » Dicas » Faça wallpapers perfeitos para o Mac OS X

Faça wallpapers perfeitos para o Mac OS X

:: por Redação macmais :: 05/04/2012 :: Deixe um comentário

Com a proximidade entre os lançamentos do Mac OS X Snow Leopard e do Windows 7, usuários de Macs e PCs foram alvo de uma competição do bem: os dois sistemas trouxeram uma nova geração de elegantes papéis de parede – ou, como nós dizemos no mundo Mac, fundos de tela – ou, como a Apple diz oficialmente em português, imagens da mesa.

O legal dessa disputa entre os sistemas é que todo mundo ganha, com uma seleção de imagens mais ampla para decorar suas telas. No Mac OS X não há tanta novidade assim, mas o novo Windows veio com um pacotão de imagens novas e o site da Microsoft oferece algumas adicionais de locais bonitos ao redor do mundo. Não tenha preconceitos. As imagens da nova série da Microsoft valem ser “cooptadas” para o Mac. Visite o site (http://tinyurl.com/ykgjgks), na seção Desktop backgrounds, ou então veja o site não oficial, em http://windows7wallpapers.net. Também é possível baixar um arquivo compacta doque contém, reunidos, os papéis de parede dos dois sistemas em http://tinyurl.com/ygwqhhb.

Além de raras fotos da National Geographic do leopardo da neve (início do post), a coleção inclui algumas obras de arte famosas, como a “Noite Estrelada” de Van Gogh

Quantos pixels a imagem precisa ter?

Mas a gente não teve a ideia de escrever este artigo só para dizer o que para muitos é perfeitamente óbvio. A intenção é produzir o wallpaper de melhor qualidade possível a partir das suas fotos digitais.

A primeiríssima coisa a decidir é a quantidade de pixels que a sua imagem final deve ter:

  • Se o wallpaper for para seu uso pessoal, é só consultar a sua resolução de tela nativa (Preferências do Sistema >Monitores) e colocar os mesmos números na ferramenta Crop (corte) do seu programa editor de imagem.
  • A decisão será mais complicada se você pretende distribuir seu wallpaper publicamente, por causa da grande variedade de resoluções de monitor existentes e – mais importante ainda – porque as proporções das telas também variam (proporção, fique compreendido, é a relação entre largura e altura, também chamada de razão de aspecto). Muitos websites tentam ajudar os visitantes fornecendo cada imagem em resolução alta e baixa. O problema é que uma grande quantidade deles parou no tempo e continua pensando, como em 1999, que a questão resume-se a “resolução alta, 1024×768; baixa, 800×600”. A situação atual é bem mais complexa, porque além de haver várias resoluções maiores, há também uma variedade de proporções – de mais alongada a mais quadrada– que afetarão o enquadramento da sua imagem. Felizmente, você não precisa lidar com todos esses números, muito menos decorá-los. Veja o que uma consulta às estatísticas de acesso do seu website deverá informar:
  • A resolução de 1024×768 continua sendo a majoritária, com quase 30% dos internautas.
  • Um terço dos demais visitantes divide-se mais ou menos por igual entre 1280×1024 e 1280×800.
  • A seguir, vem um contingente de usuários com1440x900.
  • As resoluções de 1920×1200 e 1920×1080 ainda não são muito comuns, mas estão aumentando sua participação em ritmo acelerado, porque são compatíveis com o padrão de vídeo de alta definição Full HD 1080 p, usado por aparelhos de TV e consoles de videogame. Monitores LCD a partir de 22” estão vindo preferencialmente com essas resoluções.

Surpresa: o Windows novo até que veio com uns wallpapers bem bacanas, destacando-se os de arquitetura e natureza. Só a série “personagens” é lixenta

Vamos simplificar isso um pouco mais:

  • Já que qualquer Mac ou PC moderno “sabe” encolher o tamanho de um wallpaper maior para uma tela menor, você só precisará criar um grande para cada proporção. A saber: 1920×1200, 1920×1080 e 1600×1200.
  • A proporção antiga 3:4 está em declínio, é verdade, mas como quase metade dos computadores ainda a usa, é melhor fornecer uma versão do wallpaper para ela. A diferença de enquadramento entre ela, a Wide e a HD é tão grande que é aconselhável criar cortes para elas separadamente. Deve-se cortar a imagem de tal maneira que tudo o que seja de interesse na foto apareça em qualquer uma das proporções. Isso significa atenção especial aos cantos e laterais da imagem.

Os novos wallpapers do Snow Leopard vêm em 2560×1600, uma generosa resolução Wide que corresponde a 4 megapixels de área. Essa é a mesma resoluçãodos monitores Cinema Display de 30 polegadas da Apple. Precisar de tudo isso, não precisa. Mas quem sabe daquia mais alguns anos…

O que faz uma foto ser um bom wallpaper?

Se você analisar os wallpapers que vêm com o sistema, vai perceber algumas características em comum que os tornam indicados para a função:

Contrastam claramente com as janelas e outros elementos da interface, evitando confusão visual. Várias imagens do Windows não seguem esse princípio, mas as do Mac OS X sim, de duas maneiras: usando foco seletivo (nas macro fotos) ou com uma textura bem marcada (nas fotos de natureza e de pinturas famosas).

  • Não têm as áreas periféricas congestionadas. Isso é necessário porque a figura será coberta em cima pela barrade menu, embaixo pelo Dock e nas laterais por ícones na mesa – à direita no Mac OS X e à esquerda no Windows. Esse princípio é especialmente importante ao criar imagens contendo assinaturas e logos. Tente colocá-los onde não ficarão obstruídos por partes da própria mesa.
  • A nitidez dos detalhes precisa ser absoluta. Se a sua foto não tiver detalhes muito nítidos, considere adicionar um pouco de “granulação de filme” para disfarçar (no Photoshop, selecione Filters > Noise > Add Noise). Adicionar grão também é útil quando a imagem tem degradês extensos e suaves, que em muitos monitores LCD aparecem como desagradáveis bandas de meios-tons.
  • Compressão boa. Salve como JPEG com a qualidade alta (nível 10 de 12 no Photoshop). Não deverão aparecer sujeiras da compressão. Isso é especialmente crítico em ilustrações em CG e imagens abstratas.
  • Contraste bem ajustado. No seu programa editor de imagens, confira o ajuste do preto e do branco em Levels. Imagens com os tons fora do natural distraem e irritam. A não ser que sua foto seja deliberadamente clara (high-key) ou escura (low-key).
  • Quando interpolar fotos no Photoshop, escolha os seguintes métodos: Bilinear para reduzir e Bicubic Smooth para ampliar.

Como sair da mesmice?

Eis algumas ideias para não seguir o rebanho…

• No Preferências do Sistema, você pode pedir que a imagem mude automaticamente, com intervalo selecionável de 5 segundos (um verdadeiro slideshow!) a apenas uma vez por dia.

• Tem dois monitores lado a lado? Crie um wallpaper gigante que preencha a área total combinada deles. Pode ser uma foto panorâmica. Confira este artigo da Smashing Magazine que traz uma soberba lista de wallpapers prontos, quase sempre imagens da natureza e paisagens: http://tinyurl.com/5uzlmf.

Mais sites com wallpapers para Mac:

http://tinyurl.com/yjuk4mo

http://thinkclay.com/desktop-wallpapers

http://tinyurl.com/6ecvtk

E aqui, mais fotos do leopardo das neves, da mesma série que a Apple adquiriu para usar no sistema: http://tinyurl.com/5m7ej5.

Outra ideia chique é usar um screensaver (protetor de tela) como se fosse wallpaper:

• Escolha no Preferências do Sistema o protetor de tela desejado. Lembre que ele roubará uma parcela considerável do processamento do Mac. Alguns irão funcionar melhor que outros.

• Abra o Terminal, que fica dentro de Utilitários, e digite este comando (tudo junto numa só linha): /System/Library/Frameworks/ScreenSaver.framework/Resources/ScreenSaverEngine.app/Contents/MacOS/ScreenSaverEngine -background

• Minimize o Terminal, deixe o efeito rolando e impressione os amigos!

• Para cancelar o desktop animado, é só fechar o Terminal,o que encerrará o comando automaticamente. No Mac OS X 10.6 Snow Leopard, o efeito não será visível ao usar o Spaces. No Leopard e sistemas anteriores, o Exposé também oculta o efeito, revelando o desktop normal.

• Não quer digitar comandos? Baixe o Wallsaver, um programinhagratuito que faz tudo por você: http://tinyurl.com/yz52u2u.

Corte sem machucar

Ao criar wallpapers, corte-os nas três proporções mais comuns,usando os tamanhos padrão grandes que sugerimos.

A sequência de números abaixo deles são as resoluções comunscom a mesma proporção, somente para referência.

16:9 – 1920×1200

1680×1050 – 1440×900 – 1280×800 – 1152×720 – 1024×640 – 768×480

16:10 – 1920 × 1280

1366×768 – 1280×720 – 1600×900 – 1344×756 – 1280×720 – 1024×576

3:4 – 1600×1200

1344×1008 – 1280×960 – 1152×864 – 1024×768 – 800×600 – 640×480

Acompanhe a macmais nas redes sociais:

 

*Matéria publicada originalmente na macmais 42.

 

Deixe um comentário

 

Publicidade