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Descubra como organizar suas imagens no FileMaker 12

:: por Redação macmais :: 03/05/2013 :: Deixe um comentário

por Henrique Bilbao (@himakersistemas)

As opções para armazenamento de fotos atualmente são inúmeras, principalmente no Mac.  Neste tutorial vamos ensinar como classificar suas fotos dentro de um banco de dados em FileMaker, que permite armazenar outras informações que você quiser.

A partir da versão 8 do FileMaker Pro foi possível adicionar imagens dentro do banco de dados. Porém, na versão mais atual do programa, esse recurso foi aprimorado. Os chamados Containers fields possibilitam a execução de vídeos e músicas e também a interação com PDFs. Os passos a seguir mostram o uso de imagens, porém você pode colocar vídeos em seu banco de dados se quiser.

Junto com cada foto é possível adicionar descrições, tags ou outros detalhes para identificar cada imagem. Usando a funcionalidade de classificação, o FM pode ajudar a organizar suas fotos com base no texto adicionado como, por exemplo, em que ano aquela foto foi tirada, onde você estava ou em qual estação do ano. A descrição, assim como os campos criados, será você quem escolherá.

Lembrando que para adicionar uma foto em um campo Container, basta clicar com o botão direito sobre o campo e escolher Insert Picture no menu. Selecione a imagem de sua preferência e clique em Abrir (Windows) ou Inserir (Mac OS). Ou, se preferir, simplesmente arraste a imagem para dentro do campo do tipo Container.

1 Começando do zero

Crie seu novo banco de dados no FileMaker Pro selecionando File > New Database na barra de menus do programa. Dê um nome e salve-o em seu Mac ou em um disco externo. Na sequência, vá em File > Manage > Database e Na guia Table, crie uma nova tabela chamada Fotos.

2 Pronto para fotos

Em Fields, crie os campo fotosid e fotos, que devem ser do tipo number e container, respectivamente. Nas opções para fotosid coloque que ele é Serial Number e Unique Value. Os outros campos de descrições ficam ao seu critério. Clique em [OK] para finalizar.

3 Ver é importante

Abra o Layout Mode, vá em Layouts > Layout Setup e marque que a forma de visualização do seu BD será no modo List View. Depois, em Layouts > Change Theme, escolha um tema que o agrade. Aproveite para arrumar os campos como quiser e volte para o Browse Mode.

4 Classifique

Para uma melhor classificação, criamos o campo Tipo, que irá tirar o valor de uma lista. No Layout Mode, selecione o campo Tipo, na aba Data do Inspector selecione Drop-dow List e crie uma lista com valores como Aniversário, Férias, Casamento, Outros. Em seguida, clique em [OK].

5 Hora de começar

Antes de fechar, lembre-se que todos os valores criados no campo Tipo devem ficar um embaixo do outro, para facilitar a visualização. Voltando ao Browse Mode, podemos começar a adicionar novos registros ao banco de dados. Importe fotos e também digite alguns registros relacionados a ela.

6 Botando ordem na caixa

Abra a aba Records e selecione Sort Records. Na sequência, escolha o campo (ou campos) que você deseja classificar e clique no botão Sort. Isso fará com que as imagens do seu banco de dados sejam classificadas automaticamente com base nos critérios selecionados.

7 Botão de organização

Apesar de ser algo simples, para não precisar sempre repetir o passo 6, você pode criar um botão para fazer essa classificação automaticamente. Clique com o botão direito do mouse sobre o botão criado e selecione Button Setup. Depois, selecione Sort Records > Specify.

8 Tudo em ordem

Se quiser, é possível determinar que o botão classifique os registros do BD sem ficar pedindo quais campos serão usados todas as vezes. Basta marcar a caixa à frente da opção Perform without dialog. Assim, sempre que clicar no botão Classificar, ele fará a mudança automaticamente.

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