Home » Matérias » Entrevista » Entrevista com o criador do SiriBrasil.com

Entrevista com o criador do SiriBrasil.com

:: por Redação macmais :: 20/08/2012 :: 8 comentários

Há alguns dias contamos sobre o SiriBrasil.com, uma forma de usar a Siri – a assistente pessoal da Apple – em qualquer iPhone, iPad ou iPod touch, e em português. Hoje, conversamos com o André Grillo, criador do sistema.

macmais: Como começou o projeto? Você disse que fez praticamente sozinho, certo?

André Grillo: Tudo começou a partir de uma frustração. Comprei um iPhone 4 alguns meses atrás, depois de ver que o meu iPhone 3G já não me atendia mais. Para ser muito sincero eu nem sabia que a Siri existia até então.

Quando peguei finalmente o iPhone 4, alguns amigos que tinham o 4S me falaram da Siri e eu fiquei extremamente chateado, pois não podia mais desfazer a compra. Foi quando então eu decidi procurar uma maneira de fazer a Siri (mesmo em inglês) funcionar no meu i4.

Encontrei muita informação na internet, incluindo aí sites ilegais que vendem acesso a servidores Proxy, e Proxies gratuítos na Rússia, China entre outros lugares não muito confiáveis. O que as pessoas não sabem (ou se sabem não conhecem os riscos) é que esses servidores Proxy capturam a chave de autenticação dos iPhones 4S que se conectam através deles.

Não entrarei em detalhes técnicos sobre a questão, mas os proprietários desses iPhones 4S correm o sério risco de verem suas chaves de autenticação pararem na blacklist da Apple e ter o seu acesso definitivamente bloqueado no servidor Siri da “maçã”.

Então pensei: “porque não tentar criar o meu próprio servidor inclusive com mais funcionalidades? “. Estudei então o funcionamento da Siri, e percebi que isso poderia ser feito. Utilizei no projeto algumas APIs gratuitas como o Google Speech-to-Text (responsável pela transcrição do áudio para texto) entre outras. O código foi desenvolvido em plataforma linux através de software open source. Como a API do Google de reconhecimento de voz também tem suporte ao português do Brasil, já comecei o projeto tornando a Siri um pouco mais “verde e amarela”.

Isso tudo começou como uma brincadeira em uma máquina virtual no meu MacBook, e hoje está hospedado em um servidor de alta capacidade, e disponível a todos gratuitamente.

macmais: Você disse que usa um servidor próprio, certo? Já se preparou para um possível “boom” de usuários?

AG: Sim. Quando decidi que iria disponibilizar o serviço na internet imaginei que teríamos esse “boom” de usuários. Tanto o hardware, link e o próprio código já estão devidamente dimensionados para atender a esse crescimento.

macmais: Falando em se preparar, já pensou nas implicações legais do SiriBrasil.com?

AG: Sim, e mais uma vez eu reitero o que já disse no site: Não modificamos nem violamos qualquer software da Apple ou de qualquer outro fabricante. Não distribuímos nem hospedamos qualquer software que viole qualquer lei ou “license agreement”. Sou definitivamente contra o uso de software ilegal. O código do servidor foi desenvolvido por mim, utilizando software 100% livre.

macmais: Falando em lei, caso a Apple venha “pra cima” de você, pensa em lutar para manter o serviço no ar?

AG: Não vejo motivos para a Apple “vir para cima”. Mais uma vez eu digo, não há violação de qualquer patente de software. Estou muito tranquilo quanto a isso. Se for necessário, eu abro o código para auditoria, desde que os meus direitos também sejam mantidos e preservados.

macmais: Os próximos passos para comandos envolvem resultados de esporte. Pensa em outra coisa também? Quais as limitações técnicas para a implementação de uma full SiriBrasil.com? Isto é, com as principais – senão todas – características da Siri da Apple.

AG: O nosso maior problema no momento é melhorar a “fluidez” na conversa. Muitas palavras e frases ainda não são reconhecidas, mas já estou trabalhando nesse sentido. É um processo contínuo de melhora.

Se levarmos em consideração que o serviço tem pouco mais de um único mês no ar e desenvolvido somente por uma pessoa, acho que fica bem claro que podemos evoluir muito ainda. Minha intenção era tornar o serviço útil logo, onde o usuário poderia solicitar uma ligação, enviar um SMS, email entre outras coisas.

Agora é hora de melhorar a interação e a experiência do usuário, pois a proposta de “utilidade” do serviço de certa forma já foi atingida.

O restante das funcionalidades presentes na Siri da Apple e que ainda não funcionam no SiriBrasil são poucas, porém estou trabalhando também nisso e provavelmente muito em breve teremos essas e outras funcionalidades presentes no nosso servidor.

Essas outras funcionalidades (não existentes no servidor da Apple) que falei já estão sendo desenvolvidas. Um exemplo é o módulo de Leitura de notícias escolhendo a fonte (você poderia dizer: “Siri, por favor leia os destaques do site da MacMais”) entre outras mil idéias que estão na minha cabeça no momento.

Não há limitação técnica, desde que o recurso esteja disponível na internet, qualquer coisa é possível!

Inclusive gostaríamos de estender os benefícios do assistente de voz para pessoas com necessidades especiais. Isso é uma outra vertente do projeto que já estou pensando e em breve poderá estar disponível.

Muitas novidades virão por aí nos próximos meses, e se eu contar tudo o que está sendo feito agora estragarei as surpresas.

Acompanhe a macmais nas redes sociais:

8 comentários

  1. fabio laurindo comentou 13:12 às 20 de agosto de 2012

    Andre tamos juntos nesta luta, acreditamos que sua idéia é original e não quebra patentes, temos muitas barreiras pela frente (jailbreak uma delas) mostrar que nem tudo nele é errado somente uma forma de tirar as presas da apple sobre o IOS, fique claro que na comunidade siribrasil.com não utilizamos de maneira alguma apologia a pirataria, programas como installous eu mesmo não faço uso mesmo pq desenvolvedores como o André precisam de apoio para o Brasil crescer e vencer barreiras… Sei que havera criticas mais se todo brasileiro se uni-se nesta hora mostrariamos que somos uma potencia e nao um pais em esquecimento e preços altos impostos pela apple…

  2. Marcelo Canvas comentou 13:14 às 20 de agosto de 2012

    Sou de Portugal, adorei a iniciativa do mesmo, apesar do sotaque estamos a ca dando apoio também já que a apple nos esquece pela europa também

  3. Gabriel Vernec comentou 13:17 às 20 de agosto de 2012

    Tá famoso hein! ótimo serviço! recomendo à todos, que instalem o siri e usem o servidor do siribrasil!!! muito bom…

  4. André Grillo comentou 14:49 às 20 de agosto de 2012

    Agradeço a todos que estão nos apoiando, e também a macmais por esse espaço.
    Ao amigo português Marcelo Canvas, gostaria de dizer que podemos pensar em breve em lançar o nosso serviço em português de Portugal. Sou neto de portugueses e teria o prazer em disponibilizar o serviço para os irmãos portugueses. Marcelo, por favor entre no fórum do site siribrasil.com para mantermos contato.
    Um abraço!

  5. Asfh comentou 18:34 às 31 de agosto de 2012

    Prezado. Dou uma dica : faca um dicionario de termos medicos de radiologia e oferte na web uma solucao de transcricao on line de texto/ laudo em tempo real com copia em formato que possa ser enviado por email e trabalhado com copia e cola em outos sistemas. Atualmente a Dragon e a philips ganham uma fatia enorme de mercado e us$ com isto. Se quiser posso ajudar em testes e vocabulos
    Abracos

  6. Nomade comentou 20:26 às 2 de setembro de 2012

    Funciona no ipad 2, como instalar?

    • Redação macmais comentou 9:40 às 3 de setembro de 2012

      Funciona sim. O tutorial de como instalar está no site dos caras.
      Abraços.

Deixe um comentário

 

Publicidade