Home » Matérias » [Tutorial] Como criar listas de reprodução no iPad

[Tutorial] Como criar listas de reprodução no iPad

:: por Redação macmais :: 09/05/2013 :: Deixe um comentário

por Sérgio Miranda (@saam)

Matéria publicada originalmente na macmais 82.

Depois do lançamento do iOS 5, todos os dispositivos tiraram o aplicativo iPod e substituíram por outro com um nome mais genérico, tipo, Música. O visual também foi alterado e, prestando atenção, muito dele está presente no novo iTunes lançado no final do ano passado.

Algumas das modificações mais importantes foram a possibilidade de se ter listas de reprodução (playlists) e editá-las diretamente no dispositivo. Muito mais prático do que voltar ao iTunes cada vez que se quisesse fazer alguma modificação simples em uma lista.

Outra novidade interessante é a possibilidade de sincronizar sua biblioteca do dispositivo iOS com o iTunes 11 do seu computador sem fios, via rede Wi-Fi. A vantagem é que, ao adicionar uma faixa ou álbum, eles serão transferidos automaticamente para o iPad.

Mas a grande sacada é, como já sabemos, a funcionalidade AirPlay, que permite enviar músicas (e vídeos) armazenados no iPad diretamente para um televisor usando o Apple TV. Assim, não é preciso nem mesmo ligar o Mac para fazer o streaming de suas canções preferidas para ouvir na comodidade de sua sala de estar.

1 Criando uma nova lista

Abra o aplicativo Música no seu iPad e toque no botão Listas (que fica na parte inferior esquerda da interface). Se você tiver sincronizado alguma lista via iTunes, elas aparecem na janela principal. Toque em Nova, no canto superior direito, para criar uma lista de reprodução. Aparecerá uma caixa de diálogo pedindo um nome. Digite o título que deseja e depois toque no botão Salvar.

2 Escolha certo

Você verá uma lista das músicas armazenadas em seu iPad. É possível trocar o modo de visualização tocando nos botões da parte inferior da interface (Músicas, Artistas, Álbuns, Gêneros e Mais). Toque no nome da canção que será adicionada (ela ficará com uma cor mais clara). Repita o processo até ficar satisfeito e depois toque em OK. Se preferir, pode usar o botão Adicionar Todas (no modo Álbum).

3 Não ficou perfeita

Para editar uma lista já pronta, toque primeiro nela e depois no botão Editar. Surgirão os botões para remover uma música ao lado do nome da mesma. Toque nele para revelar o botão Apagar. Para mudar a ordem, toque no ícone com três riscos paralelos no canto direito e arraste para o local desejado. Para aumentar o número de canções, toque em Adic. Músicas para repetir o processo do passo 2.

A interface do aplicativo música no iPad

1 Controles

Os botões de reprodução ficam no canto superior esquerdo e são auto-explicativos (tocar, interromper, adiantar ou retroceder). No lado direito fica o controle de volume e o botão para acionar o AirPlay (ele envia o som para para

um Apple TV, AirPort Express ou caixa de som bluetooth e ele muda de cor quando acionado).

2 De disco em disco

Na janela central do programa ficam suas músicas, muito parecido com o novo iTunes. Toque na capa de uma música para revelar a lista completa de faixas. Toque em alguma para começar a reprodução.

3 Modos de visualização

Na parte de baixo da interface ficam os botões para alterar o modo como você navega por sua discoteca. Toque em Músicas para ver uma lista completa das canções disponíveis. Listas, Artistas e Álbuns separam sua coleção de uma maneira mais visual.

4 Além do básico

O botão Mais apresenta outras opções: Compart. serve para acessar bibliotecas disponíveis na rede sem fio (de um Mac, por exemplo); Gêneros mostra uma lista das canções separadas por gênero musical; Compositores separa as músicas divididas por criadores (desde que essa informação esteja disponível nas etiquetas); Audiolivro mostra os livros falados armazenados no iPad; e Podcasts exibe a lista de programas presentes em seu dispositivo iOS.

5
 Hora de comprar

Toque no botão Loja e – oh, que surpresa! – você será levado direto para o aplicativo da iTunes Store. Se adquirir algo, a faixa será baixada primeiro para o iPad e depois ficará disponível para download em outro dispositivo iOS e Mac conectado à sua ID Apple (num máximo de 5 computadores). Por aqui também é possível baixar podcasts (acessíveis pelo botão Mais).

6 Quem procura acha

A barra Busca funciona de uma maneira diferente do que no iTunes no Mac. Toque no campo para trazer o teclado virtual e, antes de começar a digitar, escolha que tipo de procura irá fazer (por nome de música, artista, álbum, compositores). Só depois comece a escrever o termo que deseja encontrar.

7 Compartilhar é bom

Para aqueles que dispõem de pouco espaço no iPad para muitas músicas, a solução é a funcionalidade Compart, que fica no botão Mais. Ao tocar nela, aparece uma lista dos computadores que compartilham a biblioteca do iTunes em sua rede sem fio. Escolha a discoteca e espere um momento para que a lista de músicas seja sincronizada com o tablet. Lembre-se que os arquivos não são transferidos para o iPad, por isso, se você sair do raio de alcance da rede, elas não mais estarão disponíveis para serem ouvidas (o que ocorre via streaming).

 

 

Acompanhe a macmais nas redes sociais:

TAGS: :: :: :: ::

Deixe um comentário

 

Publicidade