Home » Matérias » Tutorial: crie um banco de dados portátil com FileMaker

Tutorial: crie um banco de dados portátil com FileMaker

:: por Redação macmais :: 10/05/2012 :: 1 comentário

*por Henrique Bilbao (@himakersistemas)

Na edição passada, falamos do File-Maker Go para iPad. Para este tutorial, vamos usar a versão para iPhone do programa (US$ 19 na App Store). A vantagem de utilizar esse aplicativo em seu smartphone é que você pode sincronizar seu arquivo.FP7 (documento do File-Maker que contém o banco de dados) via iTunes para dentro do dispositivo.

Usando o que aprendemos em matérias anteriores, vamos construir uma parte de um esquema básico de lista para usarmos na hora de ir às compras. A primeira coisa a ser feita é pensar no problema que, em nosso caso, é a lista em si e em como dar baixa nos produto encontrados no supermercado. Desenvolveremos um arquivo .FP7 no File-Maker Pro, que depois será sincronizado com o iPhone. É bom lembrar que, ao criar o leiaute, as medidas não podem passar de 480 x 320 pixels.Vamos montar um sistema com apenas uma tabela, chamada Produtos, com campos que servirão como filtros esomatórios. Assim, podemos descartar o uso de status em cada registro novo, pois nossa base será “se estoque mínimo de casa menor maior que estoque atual, entrana lista de compras”. Em nosso iPhone, deverá ser criado um botão na lista de produtos com um script que perguntará a quantidade que será usada em seu estoque após a compra.

Este tutorial focará no software, podendo ser modificado a critério do desenvolvedor. Deixaremos a parte de design do software para outro momento, assim, você poderá ir criar sua própria lista de compras e usufruir da mesma no mercado. Baixe o exemplo em http://himaker.com.br/filemaker/14.zip ou mande email para henrique@himaker.com.br.

Dica de especialista

FileMaker Go

O aplicativo para dispositivos iOS da FileMaker foi lançado em 2010 e seu objetivo não é permitir a criação de aplicações ou banco de dados diretamente no iPhone/iPod touch ou iPad. A idéia é visualizar, adicionar, apagar ou editar dados de um banco já criado na versão para computador. Não é preciso fazer nenhuma alteração de leiaute para que seu banco apareça perfeitamente nas telas do iPhone e do iPad: o acesso pode ser feito remotamente via internet ou em arquivos salvos em seu aparelho por meio da interface de compartilhamento de arquivos no iTunes.

Tutorial

Um banco de dados no seu iPhone

1 Comece do zero

Crie um banco dedados com uma tabela chamada Produtos. Em Database manager, entre em Fields e crie os campos “mercadoid” (number/primary key/auto enter serial number), “grupo” (texto), “nome” (texto), “estoqueMinimo”(número), “estoqueAtual” (número).

2 Continue a criar

Em “compra”, use calculation com a regra estoqueMinimo- estoqueAtual. Crie também os campos “valor_qtde” (número), “valor_total” (calculation, onde a regra é: If ( comprar >0 ; comprar valor_qtde ; 0 ) e “sum_compras” (summary de “valor_total).

3 Organizando as compras

Para ajudarem filtros futuros, crie uma lista em File > Manage > Value List chamada Grupos. Insira o nome dos grupos, um por linha, por exemplo, Limpeza, Bebidas, Carnes, Comidas Prontas, Frutas, Higiene Pessoal, Mercearia e Padaria.

Tutorial

Fazendo a lista parecer simples

1Visual


Entre em modo de edição de leiaute ([Command] + [L]) e clique em New Layout. Dê o nome de iPhone e escolha a opção List View. Clique em Next até finalizar. Crie um retângulo com tamanho de 480×320 pixels para você ter noção de até onde deve colocar campos na interface.

2 Lista


Para deixar tudo organizado, entre em Modo de Edição, clicando em Layouts na barra principal. Selecione Part Setup e clique em Create. Escolha Sub-Summary when sorted by e marque Grupos. Deixe apenas o campo grupos dentro dele e faça um sort por grupos.

3 Pergunta importante


Crie um roteiro (script) para adicionar o estoque atual novo durante sua compra no mercado. Monte um botão no leiaute iPhone que vai chamar um script usando Show Custom Dialog. É aqui que faremos a pergunta ao usuário: “Qual a quantidade de estoque atual?”.

4 Resposta final


Para adicionar a resposta, clique na aba Input Fields, selecione a primeira opção e escolha o campo “mercado::estoque Atual”. Assim, quando você tocar em [OK] no mercado, um aviso vai aparecer mostrando a quantidade que você tem em casa daquele produto.

Como Fazer

Ajustes no BD


Faça um botão no cabeçalho do seu leiaute para que, ao tocá-lo, ele faça um filtro apenas dos produtos que você ainda precisa comprar. Siga os passos: entre em modo de busca (enter find mode), indique a condição “mercado::Comprar > 0”(set Field), faça a busca (performfind) e ao final, faça um sort para ser usado no nosso item 5, que é a divisão por grupos. Para ativar esse script, você pode entrar em modo de edição, na barra principal clicar em Layout, depois em Layout Setup e criar um Script Trigger com a opção OnLayoutEnter para executar o roteiro ou apenas fazer um sort. Essa opção faz com que cada vez que se entre no leiaute, o roteiro escolhido seja executado. Sincronize com seu iPhone usando o iTunes.

Acompanhe a macmais nas redes sociais:

 

*Matéria publicada originalmente na macmais 70.

 

 

1 comentário

Deixe um comentário

 

Publicidade