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[Tutorial] Gerencie seu fluxo de mensagens com o Inky

:: por Redação macmais :: 07/05/2013 :: Deixe um comentário

por Rodrigo Macedo (@rodrigomacedo)

Matéria publicada originalmente na macmais 82.

Pode ser que as redes sociais realmente diminuam, um dia, o fluxo de emails em nossas vidas. Mas, caso isso realmente ocorra, não será agora. Por enquanto, o “correio eletrônico” continua firme e forte, sendo ainda muito usado em ambientes profissionais.

E com tanto uso, é comum que a gente se perca no mundaréu de informações. Mas, esse problema de organização pode ser resolvido com Inky (grátis). O programa promete conexão a seus servidores de email (ele é compatível com Gmail, Hotmail, Yahoo! Mail, iCloud, contas POP e IMAP) e filtrar, de uma forma mais simples, todo o fluxo de mensagens recebidas.

Muito fácil de se configurar, mesmo com sua interface em inglês, o Inky é intuitivo o suficiente para ser usado por qualquer pessoa, não importa o nível de experiência ou no idioma.

O mais legal do aplicativo é, certamente, a organização por relevância. Aos poucos o Inky entende o que é mais importante para você e organiza suas mensagens em ordem decrescente de prioridade. Dessa forma, se estiver com pouco tempo disponível, poderá ir direto ao assunto, deixando de lado aquele monte de mensagens que não merece atenção.

Parece bacana? E é! Então entre no site do programa, baixe o instalador e execute-o. Aprenda aqui a configurá-lo e aproveitar algumas de suas melhores funcionalidades em pouco tempo.

Gerencie seu fluxo de mensagens com o Inky

1 Configuração

Ao abrir o Inky pela primeira vez, o programa pedirá que você crie uma conta. Cadastre um nome de usuário e senha. Na sequência, configure sua conta de email, um passo rápido. Nos serviços web, por exemplo, basta inserir o email completo e a senha e esperar.

2 Organização

Do lado esquerdo da tela você encontra cinco (ou mais) botões. Na ordem, servem para escrever um novo email, ler emails (cadastrou mais de uma conta? Haverá outro(s) ícone(s) abaixo), agenda de contato, configurações e adicionar conta. Abaixo, configure o programa e baixe mensagens.

3 Por importância

O Inky aprende o que é mais relevante para você. O ícone de gotinha dá uma nota de 1 a 10 de importância às mensagens. Você pode agilizar o processo indicando ao programa o nível de importância do email: é só clicar na gotinha em frente. O botão superior com a gota troca a ordenação.

4 Entenda os ícones

As mensagens recebidas trazem ícones interessantes. No canto superior direito, aparecem mensagens que vieram de listas automáticas, como newsletters, e a possibilidade de cancelar o recebimento. Mostram também o que é uma oferta limitada, acesso rápido a mapas e mais.

5 Não lidas, não respondidas e mais

Você percebeu que a interface se concentra na caixa de entrada (troque, se quiser, a visualização onde fica o ícone Inbox)? Clique em All messages e alterne entre mensagens não lidas (Unread), não respondidas (Unreplied), de contatos importantes, entre outras opções.

Dica rápida

Cadastre as contas que você possui e o Inky se encarregará de unifi cá-las de forma inteligente. Para serviços conhecidos, digite o endereço e a senha. Para contas POP e IMAP, você precisará clicar em Let me enter my settings manually.

6 Atalhos rápidos

Clique na engrenagem à esquerda. Em General Settings acesse o item Smart Views. Esses botões são atalhos que agrupam mensagens por sua natureza. Escolha Pessoal, Social, Daily Deals (promoções) e Notes (anotações). Isso deixará a exibição de emails ainda mais ágil.

7 Gente importante

Acesse a lista de contatos. Ela é importada dos emails que você cadastrou, e nela você poderá revisar um a um seus contatos mais importantes. Acesse-a e se em Important aparecer No, você pode editar e apontar a pessoa como importante. Isso ajudará na classificação.

8 Envie a mensagem

Clique na cartinha, o primeiro ícone da esquerda. Se você tiver mais de uma conta classificada, precisa escolher a correta para o envio em From. O resto é muito parecido com os programas tradicionais. Arraste arquivos para a interface para anexá-los e ao terminar clique em Send.

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