macmais reader para ipad. download gratis
Home » Matérias » Tutorial: se adapte com o iMovie’09 do Mac

Tutorial: se adapte com o iMovie’09 do Mac

:: por Redação macmais :: 09/04/2012 :: Deixe um comentário

*por Sérgio Miranda

A moda agora é ter seu vídeo exposto para o mundo pela internet. Milhões de pessoas despejam por dia uma série de pequenos filmes em sites como o YouTube, mas a grande maioria não é um primor de edição. Talvez porque no mundo Windows não seja fácil encontrar um software prático e fácil de usar como o iMovie para deixar sua obra cinematográfica com um jeitão profissional.

Os usuários de Mac mais antigos já estão acostumados com o iMovie, que foi lançado em 1999, nos tempos do finado Mac OS 8! Até 2007, sua interface era muito parecida com a de programas de edição não linear profissionais, mas tudo mudou com o lançamento da versão 7, que veio no pacote iLife ‘08. Apesar da interface moderna e bacanuda, este iMovie não foi o sucesso que a Apple esperava, já que tinha simplificado demais o processo de edição, retirando funções que os usuários usavam e abusavam, como extrair o áudio original, diversos efeitos especiais e os temas.

Ainda bem que a Apple aprende com seus erros de vez em quando. A versão atual do iMovie (a 8, que vem no pacote iLife ‘09) recuperou algumas das funcionalidades perdidas, além de trazer novidades muito bem-vindas,como o analisador de vídeo, que atenua pequenos tremores na filmagem, e o Editor de Precisão, que permite um ajuste fino para transições e montagens.

Para quem já usou os iMovies anteriores, a transição para a nova versão pode parecer traumática, mas com um pouco de paciência é possível entender como o programa funciona e usá-lo sem dificuldades. E para quem está chegando agora, chegou o momento de pegar aquele vídeo caseiro e compartilhar com os amigos. Nesta edição, vamos ver o básico do iMovie e futuramente,vamos abordar outras possibilidades do programa.

FUNÇÕES


PASSO A PASSO

1 Ao abrir pela primeira vez o iMovie, o programa vai procurar por vídeos armazenados no iPhoto. Filmes feitos com o iPhone 3GS e com o novo iPod nano 5G são compatíveis com iMovie ‘09. Se você já usou a versão anterior do programa e tem projetos prontos ou eventos importados, eles também aparecerão na Biblioteca.

2 Vamos criar um novo projeto. Selecione o menu Arquivo > Novo Projeto. Na janela que aparece, digite um nome para ele e escolha o formato de vídeo. O padrão é 4:3, mas se preferir, você pode trocar para iPhone (3:2) ou Panorâmica (16:9). Se quiser usar um tema, marque o que mais lhe agrada e depois clique em Criar.

3 Para importar um filme em uma câmera (USB ou FireWire), escolha o menu Arquivo > Importar da Câmera. Alguns modelos são reconhecidos automaticamente pelo programa e abrem automaticamente o vídeo na janela. Clique em OK para iniciar o processo. Dependendo da sua câmera e do tempo do vídeo, isso pode demorar muito. Espere.

4 Com o vídeo importado, antes de começar a editar, verifique se o filme tem cenas muito tremidas. Selecione o clipe e clique no ícone de engrenagem que aparece e escolha Ajustes de Clipe. Clique no botão Analisar Clipe Inteiro. O iMovie vai tentar estabilizar a filmagem. Onde não for possível fazer nada, ficará uma marcação em vermelho.

5 Vamos montar o nosso vídeo. Selecione os clipes (ou pedaços dele) que deseja usar, arrastando o mouse sobre a imagem. Irá aparecer um marcador amarelo, que pode ser redimensionado a qualquer momento. Arraste essa seleção para a área de projetos, no topo esquerdo da janela do iMovie. Repita isso com todos os clipes que quiser.

6 Para fazer um ajuste fino, usaremos o Editor de Precisão. Selecione um clipe e clique no ícone de engrenagem que aparece e depois na opção Editor de Precisão do menu suspenso. A parte debaixo da janela do programa será substituída pelos clipes que serão editados. Arraste os vídeos para frente ou para trás para fazer os ajustes.

7 Para evitar cortes bruscos entre clipes, use transições. Clique no botão correspondente e escolha a que mais lhe agrada. Mas tome cuidado para não transformar seu filme em um monstro de efeitos de gosto duvidoso. O ideal é selecionar um tipo de transição e usá-lo em todo o filme. Arraste a transição para o clipe para ela ser aplicada.

8 Se quiser adicionar um título no começo do seu filme, clique no botão correspondente e selecione um dos modelos. Arraste o título para o ponto inicial e selecione a opção de fundo. Depois, digite o texto. Se não gostar do resultado, use o menu Ajustes de Clipe para trocar o fundo e alterar o tempo de duração.

9 Terminada a edição, escolha como você irá compartilhar seu filme com os amigos. Para enviar ao YouTube, selecione o menu Compartilhar >YouTube e digite suas informações de conta. Dê um título , escolha a categoria e marque qual o tamanho de publicação. Clique no botão Seguinte para que o iMovie faça a conversão e envie o vídeo.

Acompanhe a macmais nas redes sociais:

 

*Matéria publicada originalmente na macmais 42.

 

 

Deixe um comentário

 

Publicidade