Home » Matérias » [Tutorial] Use o iVolume para manter o som uniforme no iTunes

[Tutorial] Use o iVolume para manter o som uniforme no iTunes

:: por Redação macmais :: 06/06/2013 :: 1 comentário

por Sérgio Miranda (@saam)

Matéria publicada originalmente na macmais 82.

Se você tem um gosto musical eclético, indo do clássico ao rock, já deve ter percebido um pequeno problema: diferentes épocas têm estilos de gravações também únicas e, quando se está ouvindo em modo aleatório, o volume de uma canção pode estar mais baixo ou mais alto do que o da anterior. E é muito chato ter de ficar mexendo no volume o tempo todo para ouvir algo ou evitar que seus tímpanos estourem.

O iTunes possui uma ferramenta para nivelar o volume, mas ela nem sempre funciona como deveria. Por isso, existe um aplicativo que dá uma força e corrige isso, o iVolume. Vamos mostrar aqui nesse tutorial como usar os dois recursos para garantir um som mais uniforme.

Acerte o som no iTunes com o iVolume

1 Primeiro, o básico

Para começar, abra o iTunes e depois vá ao menu Preferências (use o atalho [Command] + [,]). Clique na aba Reprodução e marque a opção Verificação de Som. O programa fará, então, uma varredura nos seus arquivos e irá normalizar o som para um padrão específico.

2 Feito na mão

 

Se preferir, você pode fazer um ajuste manual em suas músicas. Selecione as faixas que deseja alterar usando [Shift] para uma escolher uma sequência ou [Command] para canções alternadas e abra o painel Preferências. Clique em Opções e use o controle deslizante em Ajuste de Volume.

3 Usando o iVolume

Se você achar que o ajuste de som não ficou adequado, é possível usar aplicativos de terceiros. Sugerimos o iVolume (US$ 30, www.mani.de). Baixe o programa e o instale na pasta Aplicativos. Para funcionar, ele precisa que o iTunes esteja aberto e a opção de Verificação de Som marcada.

4 No padrão

O iVolume já vem com uma série de definições prontas para serem usadas. Na barra de ferramentas, é possível escolher também o tipo de ajuste e se o programa deve considerar álbuns e coletâneas, inclusive aquelas que não têm separação entre as faixas (gapless album).

5 Começando já

Aperte o botão Start. Uma mensagem irá aparecer indicando que é possível modificar os ajustes padrão nas preferências do programa. Se não quiser perder tempo, clique em Start Adjusting para que o software comece a analisar sua biblioteca e fazer as alterações necessárias.

6 Refinando

Para deixar tudo mais personalizado, abra as preferências usando o atalho [Command] + [,]. É possível alterar o Master Volume (o máximo é 92 dB) e desmarcar as opções de incluir comentários nas faixas, apagar os ajustes manuais no iTunes e evitar que o Mac durma durante o processo.

7 Grupos musicais

Se você criou ajustes finos específicos, pode aplicá-los a um grupo de músicas apenas, e não a todas as faixas. Na barra lateral, clique no botão [+] que fica no canto inferior esquerdo da interface. Selecione as músicas e arraste para o novo grupo, clicando em Start para começar.

8 Álbum perfeito

No menu Albums, use a opção Combine Albums para normalizar o volume por igual em um determinado disco. O iVolume analisará as faixas em conjunto, deixando o som mais harmonioso. Existe a opção para ignorar coletâneas, já que geralmente elas são de artistas diferentes.

Acompanhe a macmais nas redes sociais:

1 comentário

  1. Joel comentou 11:06 às 26 de janeiro de 2016

    Muito bom

Deixe um comentário

 

Publicidade