Home » Matérias » Especial » Windows 7 em seu Mac

Windows 7 em seu Mac

:: por Redação macmais :: 11/06/2009 :: 46 comentários

Ok, vamos admitir: às vezes, você pode precisar usar o Windows. Para quem trabalha com o Mac, prestar serviço para clientes em ambientes multiplataforma, com PCs e Macs rodando lado a lado, é uma necessidade. Isso sem contar que alguns programas só existem na plataforma da Microsoft, obrigando o macmaníaco a lidar com as idiossincrasias do sistema dominante no mercado. E não podemos esquecer o pessoal que está migrando agora para o Mac, que ainda não está totalmente integrado e que usa o Windows por diversas razões pessoais.

A boa notícia é que isso não mais tão complicado quanto era antigamente. Já vimos e revimos, em várias edições da macmais, maneiras de instalar o Windows em seu Mac, algumas delas gratuitas (BootCamp e VirtualBox). Junte-se a isso outra boa novidade: antes do lançamento da nova versão de seu sistema operacional, o Windows 7, a Microsoft liberou uma versão de teste, de graça, na internet. Isso significa que você pode ter o Windows rodando no seu Mac sem ter de pagar por isso.

Na verdade, “Release Candidate 1” ou apenas “RC1” é o apelido da versão quase final, aquele que é a “candidata” a ser a versão do software que vai para as prateleiras. Por isso, a Microsoft colocou uma data para ela parar de funcionar, que será no dia 1 de junho de 2010; mas a partir de março de 2010, o sistema vai se desligar automaticamente a cada duas horas de utilização. Mesmo assim, é um bom tempo para testar e executar programas que não são de uso cotidiano.

Mas chega de papo e vamos ao que interessa. Testamos a instalação do Windows 7 RC1 tanto no BootCamp como no VirtualBox e vamos dar as dicas neste artigo. Quem prefere trabalhar com dual-boot, a solução da Apple é a opção; para quem não quer ficar desligando/ligando seu Mac toda a hora, a máquina virtual da Sun é a escolha mais barata. Para quem já possui o Parallels ou o VMWare Fusion, também trazemos as dicas de como fazer uma instalação tranquila.

Download do Windows 7

37-windows-1

Para fazer o download do Windows 7 Release Candidate 1, será necessário acessar o site da Microsoft (www.microsoft.com/windows/windows-7/download.aspx). Diferentemente do Mac OS, essa versão do sistema operacional não está disponível em nosso idioma. Antes de baixar o software, será necessário fazer um registro.

37-windows-2

Se você já possui uma ID no Windows Live Messenger (conhecido por aqui como MSN) ou no Hotmail, poderá fazer o
download do Windows 7 sem problemas. Se não tiver, será preciso configurar uma conta nos serviços da Microsoft, pois é no email associado a ela que você vai receber o serial do novo sistema operacional.

37-windows-3

Baixe a versão desejada. Se vai rodar o Windows 7 em um emulador, a escolha deve ser a 32-bit version, English. Se você for versado nas línguas hispânicas, há a opção Spanish. Depois do download, guarde a imagem para fazer a instalação no VirtualBox. Caso utilize o BootCamp, use o Toast para gravar um DVD a partir da imagem baixada.

Instalação via BootCamp

Apesar de a Apple oficialmente ainda não suportar o Windows 7, é possível instalar o novo sistema da Microsoft usando o Assistente do BootCamp, já que o RC1 funciona com os drivers do Windows Vista que são incluídos na versão atual do BootCamp. Lembre-se de que os drivers para o hardware do Mac estão incluídos no DVD de instalação do Leopard (se o seu Mac já veio com o 10.5 pré-instalado, estão dentro dos discos cinzas na caixinha Everething Else).

37-windows-4

Abra o Assistente do BootCamp, (/Aplicativos/Utilitários). Se você ainda não instalou o Windows em seu Mac, escolha a opção Criar ou remover uma partição do Windows e siga as instruções da tela. Se você já instalou o Windows em seu Mac, escolha Iniciar o instalador do Windows.

37-windows-5

Quando o Mac reiniciar, pressione qualquer tecla para o Windows rodar diretamente do DVD e aguarde alguns instantes. Escolha as opções de idioma (inglês ou espanhol), moeda e layout de teclado (use o padrão US-International para acentuar com o teclado americano). Clique em Next.

37-windows-6

Aguarde o instalador carregar as informações necessárias e aperte o botão Install Now. Clique na caixa na parte inferior para aceitar o termo de licença do Windows 7 RC1. Selecione em qual partição você deseja instalar o Windows (cuidado para escolher a partição correta e não apagar o Mac OS!).

37-windows-7

Como em todo processo de instalação de um sistema operacional, você terá de esperar até que o instalador copie todos os arquivos necessários. Pode sair da frente do Mac por alguns momentos, tomar um café, descansar, sem problema algum. O instalador, quando finalizar a cópia, reiniciará seu Mac.

37-windows-8

Faça os ajustes iniciais do Windows, escolhendo um nome de usuário, um nome para seu Mac rodando Windows, e siga as instruções para definir uma senha, se o Windows 7 deve baixar as atualizações automaticamente, data e hora e, finalmente, qual o tipo de rede em que seu Mac está inserido.

37-windows-9

Pronto! O Windows 7 RC1 está pronto para ser usado e destrinchado! Não se esqueça de pegar os DVDs de instalação do Mac OS X 10.5 (Leopard) para instalar os drivers oficiai. Assim, você poderá usar, sem problemas, a câmera iSight, microfone interno, placa de vídeo, AirPort (rede sem fio), Bluetooth etc.

Windows no VirtualBox

A última versão do virtualizador da Sun já é preparada para o Windows 7. Como a instalação do VirtualBox já foi explicada na MAC+ 29, vamos ensinar o passo-a-passo em linhas gerais.

O ideal é usar a imagem de disco que você baixou do site da Microsoft salva em seu HD interno. Decidimos por esse método porque, durante nossos testes de instalação no VirtualBox, tivemos alguns problemas em fazer a máquina virtual iniciar pelo DVD e apelamos para a imagem de disco para dar boot.

Outra dica importante: se você estiver instalando a máquina virtual em um disco externo, verifique se ele está formado em HFS+ ou NTFS. O arquivo de disco virtual do VirtualBox se estende por mais de 4 GB, e padrões como FAT32 têm limites de tamanho de arquivos, o que pode fazer sua instalação falhar.

37-windows-10

Abra o aplicativo VirtualBox e escolha a opção Novo. O assistente de criação de máquina virtual será iniciado. Clique no botão Próximo e, na janela seguinte, selecione no menu suspenso o Windows 7. Como dissemos, o VirtualBox foi um dos primeiros virtualizadores a oferecer suporte oficial ao novo sistema operacional da Microsoft.

37-windows-11

A seguir, você precisa selecionar a quantidade de memória RAM que o VirtualBox utilizará. O mínimo exigido pelo programa é 512 MB, mas se você tiver mais de 2 GB em seu Mac, é uma boa ideia escolher mais que 1 GB de RAM só para o Windows, assim ele não irá se arrastar como uma lesma manca.

37-windows-12

Crie um disco rígido virtual para receber seu Windows. Note que este arquivo deverá estar em um disco rígido que possua um sistema de arquivos que suporte tamanhos maiores que 4 GB. O formato FAT32, especificamente, é um dos que tem este limite. O HFS+, padrão do Mac OS X, e o NTFS (padrão Windows) não tem qualquer limitação.

37-windows-13

O assistente de criação de discos virtuais vai ajudá-lo a criar seu disco virtual. Existem duas opções a de Armazenamento expandido dinamicamente ou definir um tamanho fixo para o HD virtual. A melhor opção é a primeira, pois assim você só gasta o espaço do disco rígido conforme a necessidade, até um certo limite, claro.

37-windows-14

Escolha um nome para o disco virtual (Windows 7 RC1, por exemplo) e marque o tamanho máximo desejado. Sugerimos deixar em 20 GB, já que o sistema da Microsoft costuma ser bem grandinho. Clique em Terminar. O VirtualBox finalizará o processo e criará o ambiente onde será instalado o sistema operacional da Microsoft.

37-windows-15

A máquina virtual está criada, mas ainda não está funcionando como deveria. Agora, a instalação propriamente dita do Windows 7 irá começar. Clique no botão Iniciar, na parte superior da janela, para começar o processo. O Assistente de Primeira execução será iniciado. Clique em Próximo para continuar.

37-windows-16

Neste passo, escolha de onde você deseja instalar o Windows 7. Sugerimos fortemente que você utilize a própria imagem que você baixou do site da Microsoft. Em nossos testes, o VirtualBox em um Mac mini se recusou a ler o DVD gravado. Para escolher uma imagem, escolha a opção “Ficheiro de Imagem” na parte inferior do diálogo.

37-windows-17

O VirtualBox vai mostrar uma caixa de diálogo com o Gestor de Discos Virtuais. Indique a localização da imagem de disco em seu Mac. Pressione Adicionar na barra de ferramentas. Escolha a imagem de disco que você baixou (ela pode estar no formato ISO ou DMG). Clique no botão Selecionar e depois em Próximo para finalizar o processo.

37-windows-18

A partir desse ponto, o processo de instalação do Windows 7 é o mesmo que apresentamos no tutorial do BootCamp. Defina todos os ajustes iniciais (nome de usuário, senha, atualizações automáticas, data e hora, e também como é a rede, se é doméstica ou trabalho). No final, você terá um Windows rodando dentro de seu Mac.

Parallels e VMWare

Usuários de Macs que precisam usar Windows podem escolher rodar o sistema da Microsoft nativamente (usando o BootCamp) ou usando um virtualizador. A vantagem óbvia da segunda opção é que não é necessário reiniciar o Mac. Desde os primórdios dos Macs com processadores Intel, dois virtualizadores têm se sobressaído com os macmaníacos, o Parallels e o VMWare Fusion. Ambos já foram resenhados em antigas edições da MAC+, desde a número 1.

Com o lançamento do Windows 7 RC1, o que muda para quem já usa tanto um como o outro? Bem, nenhum dos dois tem suporte oficial ao novo sistema operacional da Microsoft, mas as principais funcionalidades (como arrastar e soltar entre janelas) continuam funcionando quando se instala o Windows 7.

No caso do VMWare Fusion, você também pode fazer a instalação a partir da imagem de disco baixada do site oficial da Microsoft. Na hora de escolher qual versão do Windows será instalada, selecione o Windows Vista (32-bit ou 64-bit, dependendo da imagem que você baixou) e continue o processo de instalação normalmente. O pessoal da VMWare recomenda criar uma nova máquina virtual e não instalar sobre uma já existente.

37-windows-19

Para quem o Parallels como virtualizador, a situação não muda muito. A instalação do Windows 7 é experimental, e eles indicam usar o Vista ou então o Windows 2008 para configurar os drivers e habilitar as funcionalidades do Parallels no Mac. É possível atualizar uma máquina virtual utilizando o XP ou Vista para o Windows 7, mas isso não é recomendado, já que o novo sistema ainda não é oficial. Se você depende muito do sistema da Microsoft, talvez, agora, não seja uma boa trocar permanentemente, deixando uma versão estável do sistema à mão para uma emergência.

Sobre o Windows 7

Herdeiro do Vista, o Windows 7 não tem mudanças no visual tão radicais em relação ao seu irmão mais velho e pretende ser uma atualização incremental do sistema anterior (alguém já ouviu isso a respeito do Snow Leopard?).

Segundo a Microsoft, as melhoras desta versão foram baseadas nos desejos dos usuários, o que resultou na incorporação de centenas de recursos. Apesar de sua interface receber algumas adições interessantes, como as “Libraries” ou Bibliotecas (err… alguém já ouviu falar nisso?), a diferença mais notável é a velocidade: o sistema está mais rápido, inicia e desliga sem causar perda de paciência generalizada, além de executa diversos processos de maneira mais suave, sem os pulos e travamentos dos sistemas anteriores.

Nossos testes confirmaram as promessas da Microsoft. O Windows 7 RC1 rodou bem mais rápido do que o Windows Vista tanto pelo BootCamp como no VirtualBox instalado em um Mac mini 1,66 com 2 GB. Outra coisa que deve chamar a atenção dos macmaníacos são recursos que surpreendentemente (ou não) funcionam de maneira semelhante ao Mac OS X.

Recursos legais que não estão nos holofotes

Novidades que deveriam chamar sua atenção no Windows 7

O Windows 7 trouxe algumas modificações em sua interface, muitas delas baseadas (para variar) no Mac OS X, que vão bombar nos blogs e revistas especializadas. O redesenho da Barra de Tarefas e o novo gerenciamento de arquivos baseado nas Bibliotecas são bons exemplos.

As novidades do novo sistema da Microsoft, no entanto, não param por aí. Alguns dos recursos mais interessantes estão nos bastidores e não são tão óbvios. Vamos conhecer melhor algumas delas.

Action Center

Gerenciamento centralizado é a palavra de ordem do momento, e o Windows 7 reúne em um só lugar todas as ações relativas à segurança e manutenção do sistema. O Action Center é uma atualização do Centro de Segurança do Vista, que combina em um único Painel de Controle resolução de problemas, recuperação de erros e questões de segurança. Você pode visualizar as mensagens do sistema a respeito destes assuntos, além de consultar informações de performance, mudar as configurações de acesso dos usuários e outros.

37-windows-20

Gravador de problemas passo a passo

Outro recurso que deve facilitar a vida de quem trabalha com suporte técnico é o Gravador de problemas passo a passo ou, em inglês, Problem Steps Recorder. Por mais que se esforcem, todo o usuário, em geral, não consegue descrever de maneira detalhada o problema que está enfrentando ou os passos para reproduzi-lo. Claro que, nesses casos, o Remote Desktop é um bom ajudante, mas nem sempre é possível conectar-se ao computador do usuário. Aí que entra o PSR. O PSR é um tipo de captura de tela que grava todas as ações realizadas no sistema – teclas digitadas, cliques de mouse etc. – e salva esta sequência de eventos em uma página MHTML. Para cada passo que o usuário realizou, o utilitário faz a captura da tela no momento. Depois, é possível visualizar o passo-a-passo no Internet Explorer.

37-windows-21

Facilidades para palestrantes

Se você trabalha com apresentações, vai gostar muito dessa nova ferramenta. Este recurso unifica os diversos tipos de configurações presentes em diferentes marcas de computador, fazendo com que os ajustes sejam suportados pelo próprio Windows. Apertando [Windows] + [P], o sistema apresenta um diálogo para configuração de monitores e projetores, que permite que você modifique, de maneira rápida, onde e como sua tela de trabalho será apresentada. A primeira opção (padrão) aciona apenas a tela de seu computador. Uma segunda opção faz o espelhamento da tela do micro no projetor. A terceira torna a tela do computador e o projetor uma tela só e a quarta desliga a tela do computador, deixando somente o projetor ligado.

Calibração de cores e ajuste da suavização de texto

Depois de um longo tempo atrás da Apple em relação à calibração de cores, a Microsoft resolveu oferecer um suporte decente para o ajuste de cores e da apresentação de texto no Windows 7. Digitando DCCW na caixa de busca do menu Iniciar, você acessa a ferramenta de calibração de cores. Semelhante ao assistente do ColorSync, o utilitário auxilia você a ajustar a gama, o brilho e o contraste e as cores em seu monitor (ou em cada um deles, se tiver mais de um).

Juntamente com este utilitário, o Windows 7 oferece o ClearType Text Tuner. Com ele, você pode ajustar o anti-aliasing (suavização de fontes) do texto que é mostrado no vídeo. Digite o comando CTTUNE na caixa de busca do Windows para acessar esse utilitário. De maneira semelhante àqueles exames de vista do oculista, você vai fazendo uma sintonia fina de como o texto se mostra melhor para você. Se você tiver mais de um monitor, a ferramenta permite que você configure cada um deles separadamente.

Disco de reparo do sistema

O utilitário Create a System Repair Disc abre um assistente que auxilia o usuário no processo de criação de um disco de reparo do sistema.Uma vez gerado, ao iniciar o computador por este disco, o usuário obtém uma série de opções de recuperação do sistema, incluindo Reparo da inicialização (Startup repair), Restauração do sistema (System restore), Recuperação de imagem do sistema (System image recovery), Diagnóstico de memória do Windows (Windows memory diagnostic) e Linha de comando (Command prompt).

Ferramenta de becape melhorada

37-windows-22

Outro recurso que já existia e a Microsoft deu um tapa. No Vista, a ferramenta de becape já estava mais amigável, mas continuava pouco flexível. No Windows 7, o utilitário oferece um controle mais detalhado do que você deseja becapar.

Você pode acessar o utilitário de becape digitando “backup” na caixa de busca do menu Iniciar. Especifique qual o destino de seus arquivos de becape entre seu disco local, um disco removível, um DVD ou um computador na rede. Depois, defina quais bibliotecas ou pastas deseja salvar e quais você não quer incluir no becape.

Marco Andrei Kichalowsky, de vez em quando, precisa instalar o Windows em seu Mac.

46 comentários

  1. Pablo comentou 13:49 às 7 de julho de 2009

    Consegui instalar o virtualbox com win7 no meu mac, mais nao consigo deixa-lo com tela cheia e compartilhar arquivos do mac p/ win. alguem pode me ajudar??

  2. Marcos Champloni comentou 11:04 às 17 de julho de 2009

    Consegui instalar perfeitamente o Win7 no meu MacBook PRO, mas gostaria de saber como faço para rodar programas para Windows dentro dele.

  3. Heliel Zanelatto Aguiar comentou 16:59 às 17 de julho de 2009

    To tendo problema com a instalação dos drivers! O windows reporta um erro quando mando rodar o dvd da mac

  4. marcos comentou 20:10 às 18 de julho de 2009

    Saia do Virtualbox e va para o Parallels. Alem de deixar em tela cheia, todos os drives sao instalados. Tudo funciona inclusive o compartilhamento de arquivos com o mac/win.

  5. Alessandro comentou 14:13 às 19 de julho de 2009

    Já tentei várias vezes instalar no Bootcamp, mas em todas elas, ao fazer o primeiro reboot p/ instalação a única coisa que aparece é a tela preta com o cursor piscando na área esquerda superior da tela. Tentei com 3 discos diferentes, e sempre a mesma coisa. Alguma idéia do que pode ser?

  6. adriano comentou 13:16 às 26 de julho de 2009

    ola . sou novo aqui , adiquiri um imac e coloquei o win 7 mas nao consigo instalar os drives do imac para o wind 7 – ah tambem nao consigo mudar a opç de escolher entre o wind 7 e o leopardo . la diz use as teclas de seta para sua escolha entre o wind 7 e o leopard mas as seta nao funcionam . alguem me ajuda ai

  7. leopoldo comentou 8:09 às 28 de julho de 2009

    tenho um macboock no qual gosto muito mas so consigo mexer com win resentemente instalei w 7 mas os botoes de comando nao funcionam com volume extrçao de cd bluethoot
    gostei muito do w 7 mas queria resolver o pro,ja que o bootcamp original nao funciona alguem pode me ajudar/
    grato
    leopoldo

  8. André comentou 1:50 às 30 de julho de 2009

    Funcionou perfeitamente, eu achei este mesmo tutorial numa revista.

    Só que tem uma coisa, na versão final do Windows 7, o driver de som do DVD do BootCamp não está funcionando, mas é só usar este link, do site da Realtek, para baixar o driver mas atualizado: (selecione High Definition Audio Codecs)

    http://www.realtek.com/downloads/

    Abraços!

  9. Victor comentou 15:31 às 8 de setembro de 2009

    Caro camarada e caso eu queira fazer o inverso eu tenhu um PC e quero usar plataforma MAC como isso é possivel (pelo dual boot)? vleu abraços mt bom a tutu ai ^_^

  10. Claudinei comentou 15:14 às 13 de setembro de 2009

    É possível usar a câmera iSight, o microfone e o botão de ejetar CD de um MacBook pelo Windows XP instalado dentro de uma máquina do VirtualBox? Eu consegui apenas pelo BootCamp.

  11. Mauro Chaves comentou 11:03 às 18 de outubro de 2009

    Instalei o win7 pelo BootCamp mas só funcionaou usando os drives do snow Leopard. Tudo funcionando normalmente.

  12. Anderson comentou 20:04 às 3 de dezembro de 2009

    Olá pessoa. .eu preciso de ajuda urgente .!! eu formatei o meu macbook pro ..e instalei o windows 7 ..eu estou tendo muita dificuldade em instalar o drive de video e os componentes do mac ..no cd do mac so tem drivers para XP e vista ..se alguem tiver alguma dica …mande-me e-mail .anderson.farmagricola@gmail.com

  13. Anderson comentou 20:07 às 3 de dezembro de 2009

    e não consigo de jeito nenhum instalar o bootcamp !!!o unico drive que consegui instalar foi o do Som por favor ajudem-me anderson.farmagricola@gmail.com

  14. Leonardo comentou 1:44 às 13 de dezembro de 2009

    Consegui instalar o windows no mac via bootcamp. Agora estou com o problema de voltar pro mac os. Sempre que meu mac inicia, o so que roda é o windows. Quero O Leopard de volta =(

  15. Silas comentou 14:48 às 19 de dezembro de 2009

    Estou tendo problema com driver de som, toda vez que inicio o windows 7 tenho que instala lo outra vez. Quanto ao driver de rede , nao consigo acha lo , tenho um macbook com snow leopard. Alguem sabe aonde consigo esses dirvers_

  16. Felipe comentou 21:38 às 27 de dezembro de 2009

    Leonardo segure a tecla option enquanto seu mac inicia que ele vai pedir pra você escolher entre o windows e o mac os x =)

  17. Elton comentou 21:28 às 10 de fevereiro de 2010

    Não consigo fazer o som funcionar no virtual box usando o windows 7. Alguem pode me ajudar por favor?

  18. Dominique comentou 17:44 às 12 de fevereiro de 2010

    Consegui instalar o Window 7, só que quando fui reinicializa-lo ele só só tem a partição windows para selecionar, faço isso e o cursor fica piscando apenas no canto superior esquerdo, o que faço agora?

  19. elisa comentou 21:51 às 1 de março de 2010

    ola. esotu com uma duvida. eu instalei o windows 7 no meu macbook pro, e ele funciona maravilhasamente bem. Mas a unica duvida eh como fica a configuracao do teclado para q as teclas de Alt+option funcionem para adicionar os acentos?

  20. Alexandre comentou 13:06 às 4 de março de 2010

    Bom, meu Imac sempre esteve com leopard + windows vista via bootcamp. Atualizei para windows 7 e nunca mais consegui fazer o com funcionar. Tambem se instalar do zero a maquina com w7 nao funciona nem som nem camera Isight. Ta brabo essa problema…ainda nao achei solucao. Nenhum dos postados aqui ate agora resolveram a questao.

  21. RAIMUNDO MELO comentou 11:25 às 6 de março de 2010

    Tenho o windows 7 isntalado no meu iMAC, mas não acessa o CD (não abre a porta) e não sai som. Gostaria de ajuda para solucionar este procblema.

  22. Shaolyn comentou 0:20 às 18 de março de 2010

    eu tenho um imac e so tenho um cd de instalacao do leopard e quando faço o butckap o windows nao consegue ativar todos os drives do meu mac por exemplo o drive de som e de cd rom nao funcionam gostaria de uma ajuda se possivel. a e se tiverem os cds de drives do imac por favor me arumem……………..

  23. Bruno Nunesmaia comentou 15:51 às 14 de maio de 2010

    Olá. Quando instalei o windows 7 via bootcamp no meu macbook, não sei se setei US-International como configuração do teclado. Como faço para a acentuação funcionar sem ter que reinstalar o windows? Obrigado.

  24. Max comentou 13:58 às 5 de julho de 2010

    Eu instalei o Windows 7 duas vezes ja no mac utilizando os procedimentos acima, faço as configurações de conta e tal… ai no final, como é de costume o windows reinicia automaticamente… até ai tudo bem, só que quando ta ligando ele fica parado naquela tela preta com o cursor do mouse piscando e não sai de la… se o DVD do Win7 estiver no drive ele aparece a mensagem “pressione qualquer tecla para iniciar o DVD…” eu não preciono pq ja instalei o win, então ele fica ali aguardando..

    O que devo fazer para resolver esse problema???
    Preciso de uma luz!!!
    Obrigado…

  25. Max comentou 13:59 às 5 de julho de 2010

    Eu instalei o Windows 7 duas vezes ja no mac utilizando os procedimentos acima, faço as configurações de conta e tal… ai no final, como é de costume o windows reinicia automaticamente… até ai tudo bem, só que quando ta ligando ele fica parado naquela tela preta com o cursor do mouse piscando e não sai de la… se o DVD do Win7 estiver no drive ele aparece a mensagem “pressione qualquer tecla para iniciar o DVD…” eu não preciono pq ja instalei o win, então ele fica ali aguardando..

    O que devo fazer para resolver esse problema???
    Preciso de uma luz!!!
    Obrigado

  26. Wilian comentou 12:09 às 23 de agosto de 2010

    Não consigo carregar a câmera (interna) do Macbook no Windows XP SP3. Estou usando o VMWare Fusion. Alguém pode ajudar?

  27. Jean Dezoppa comentou 14:21 às 8 de setembro de 2010

    instalei o seven no meu macbook e esta rodando td perfeito, mas queria aumentar o tamanho da partição do windows… como faço isso? tenho que formatar denovo?
    obrigado

  28. gabriel comentou 17:29 às 14 de novembro de 2010

    ola eh possivel te windows e mac no mesmo computador? isso nao danifica?

  29. MarioBros comentou 22:36 às 15 de dezembro de 2010

    Windows em MAC só em baixo de um VMWare. Jamais usarei dual boot.

  30. Elias Jr. comentou 22:07 às 26 de janeiro de 2011

    Comprei um MacBookPro e gostaria de tirar do meu note antigo o Windows 7 com todos os aplicativos e colocar no Parallels. Alguém poderia ajudar?
    Obrigado, abraços.

  31. Evandro comentou 19:22 às 16 de fevereiro de 2011

    Ola Pessoal, instalei o Windows 7 no meu MACPRO com a versao 10.5. Instalei o Boot Camp 2.1 so que os drivers nao funcionam no seven. Alguem ai da uma ajuda do que eu posso fazer…

    Valeu.

  32. Roger Alberto dos Santos comentou 10:26 às 1 de março de 2011

    Ola amigos, sou novo por aqui e com o mac, instalei numa vm o win 7 utilizando o virtualbox, porem os divers da usb nao reconheceram no mac, como faço? Grato

  33. Doliveir comentou 12:31 às 3 de abril de 2011

    Caros, Uso perfeitamente o Win 7 através do parallels desktop, gostaria de saber se tem algum aplicativo para reconhecer ABNT para o windowns no mac. O teclado é a única coisa q esta faltando p ficar show de bola. Grato

  34. luizinho comentou 11:08 às 14 de junho de 2011

    bom eu estalei o windowns no meu mac depois de auguns meses resolvi mudar para o windowns 7 pois bem estalei o windowns mas nao via boot camp depois de + augun tempo tentei reiniciar com o mac mas nao deu certo agora so liga com o windowns oque eu faço agora para recuperar o cistema mac

  35. Douglas Costa comentou 20:23 às 10 de setembro de 2011

    Instalei o W7 no Lion. Estou usando o Parallels ate ai tudo ok. Mas a placa de vídeo ele coloca VGA. E preciso rodar um programa gráfico. Mas ele nao reconhece a placa G F do mac. Tem alguma solução? Agradeço desde já.
    Douglas

  36. Rodrigo Lima comentou 12:33 às 14 de setembro de 2011

    Fiz todo o processo, o Windows 7 tá rodando direitinho. Porém não consigo usar o mouse e teclado do mac. Tento adicionar um dispositivo e não consigo. O que fazer?

  37. Helio comentou 16:40 às 30 de maio de 2012

    Quero comprar um imac, usar o windows 7 emulado e sei que funciona.

    Mas nao gosto do botao backspace nem da ausencia de botao direito do mouse.

    O windows7 rodando em mac aceitaria teclado e mouse sem fio padrao windows?

    Abs!

  38. Edilson Manuel comentou 10:35 às 16 de junho de 2012

    Ola ! Instalei Win 7 Profissional no iMac e funciona muito bem.so que nao produz som tao pouco a camera funciona.

    Porfavor me ajudem a resolver esta situaçao. Obrigado

  39. Heron comentou 21:09 às 12 de agosto de 2012

    Eu instalei o win 7 no mac mas agora não estou conseguindo abrir o mac de volta como faço?

    • Redação macmais comentou 12:20 às 13 de agosto de 2012

      O que acontece? Instalou em BootCamp?
      Quando ligá-lo, segure a tecla Option até que apareça as opções de boot.

      Abraços.

  40. Rejaine comentou 19:58 às 30 de maio de 2013

    Ola.
    Verifiquei muita gente com a mesma duvida que a minha, mas nunca ninguém responde qual a solução.

    Tenho o macbook pro (i7 – 500hd) com o Mountain Lion e instalei o Windows 7 pelo bootcamp. Quando ele inicia no Windows fica parado na tela preta com o cursor piscando por minutos!!!!

    Antes eu tinha ele instalado pelo bootcamp mas com o Snow Leopard e isso não acontecia…

    Isso pode ser problema do Mountain Lion ou do Crack do Windows? Ninguem sabe responder como resolver esse problema? PLEASE!!!

  41. Cleber comentou 19:46 às 8 de outubro de 2014

    Rapaziada, preciso de um help. Instalei o win 7 no Mac, mas ele não reconhece a placa de rede da máquina (nem cabeada nem wireless ). Fico sem nenhuma conexão, alguém pode me ajudar a resolver esse problema , por favor?

Deixe um comentário

 

Publicidade