Home » Matérias » Especial » [CES 2014] – Todas as novidades

[CES 2014] – Todas as novidades

:: por Redação macmais :: 04/01/2014 :: Deixe um comentário

Por Sérgio Miranda (@saam)

Novo logo da International CES, substituindo o tradicional – e maior – que ficava na entrada do Las Vegas Convention Center

Novo logo da International CES, substituindo o tradicional – e maior – que ficava na entrada do Las Vegas Convention Center

Vai começar mais uma International CES. A edição de 2014 promete algumas novidades bacanas, como carros e acessórios usáveis – principalmente relógios e óculos – conectados, além das já conhecidas TVs UltraHD (resolução de 4K, isto é, quatro vezes mais que a FullHD), agora com telas curvas. A Samsung já está anunciando um modelo de televisor com esta tecnologia e deve ser uma das sensações desta feira.

O evento começa oficialmente no dia 7 de janeiro, mas já no domingo terá muita agitação, principalmente para os jornalistas. No Mandalay Bay, um dos hotéis mais elegantes da Strip, acontecerá o CES Unveiled, um evento fechado com 100 expositores que irão mostrar alguns produtos considerados pela organização como bastante inovadores. Na segunda, dia 6 de janeiro, uma série de coletivas de imprensa acontecem, trazendo uma série de inovações das grandes marcas, como Samsung, Sony, Qualcomm, Panasonic entre outras. É um dos momentos mais concorridos para os jornalistas que querem ver, em primeira mão, o que pode (ou não) chegar às mãos dos consumidores nos próximos anos.

Samsung anuncia TV UltraHD (4K) com tela curva

Samsung anuncia TV UltraHD (4K) com tela curva

A macmais participa da International CES desde 2009, mesmo sem a presença oficial da Apple na feira. Mesmo sem ter um estande em um dos três pavilhões gigantes que compõem o complexo do Las Vegas Convention Center, sua presença pode ser sentida em praticamente todos os corredores. São milhares de fabricantes de acessórios, como capas para smartphones e tablets, caixas de som, fones de ouvido entre outros, que possuem produtos específicos para as criações da Apple. Um dos espaços do evento é o iLounge Pavillion, um espaço dedicado a tudo que está relacionado ao universo do iPod, iPhone e iPad (o Mac tem uma pequena e singela presença). É lá que nossa cobertura estará mais focada, trazendo diversas novidades para nossos dispositivos queridos.

Por exemplo, em 2010, as capinhas para iPhone reinavam absolutas – o iPad só foi anunciado semanas depois da CES. Em 2011, tivemos o ano de pipocarem diversos projetos de tablets que queriam desbancar o iPad do seu trono – poucos vingaram. Em 2012, a grande vedete da feira eram os fones de ouvido, que estavam praticamente em todos os lugares. No ano passado, as caixas de som bluetooth e os acessórios para ginástica e saúde também tiveram seu momento de destaque. O que 2014 nos prepara? Pelo que tudo indica, será o ano dos acessórios usáveis (wearables devices).

SmartWatch da Sony estará na International CES 2014

SmartWatch da Sony estará na International CES 2014

Os relógios inteligentes já não são uma grande novidade. O Peeble conseguiu um certo sucesso, assim como o i’m Watch e o Cooko. Do grandes fabricantes, a Samsung saiu na frente com seu Galaxy Gear, lançado em 2013. Porém, o relógio inteligente da companhia coreana ainda não atingiu as expectativas de vendas. A Sony já tem um modelo também, batizado de SmartWatch, que será amplamente demonstrado durante a International CES, assim como diversos novos produtos que devem ter chips Intel – a empresa vai promover uma série de apresentações sobre o tema. Enquanto isso, todo mundo espera pelo iWatch da Apple, que ainda se encontra na fase de boatos.

Óculos conectados, como o Google Glass, devem pipocar na CES deste ano. Epson, Vuzix, GlassUp e outros fabricantes menores, devem mostrar protótipos de aparelhos que vão tentar rivalizar com o grande projeto da Google para os próximos anos. É esperar para ver onde essa nova moda vai parar – e quando a Apple vai começar a participar.

Na CES já é tradição haver um pavilhão repleto de carros e acessórios para veículos. Este ano, eles terão um grande destaque, pois os carros conectados começam a se tornar uma realidade. A Intel, por exemplo, vai apresentar uma tecnologia que será inserida em automóveis nos próximos meses, além de veículos mais ecologicamente corretos.

Ao que tudo indica, a International CES 2014 será bem agitada, diferentemente do ano passado, quando os lançamentos deixaram tanto a imprensa quanto os consumidores bastante desapontados. E você vai poder acompanhar por aqui no nosso site.

Inovação e tecnologia na CES 2014

Inovação e tecnologia na CES 2014

Sérgio Miranda participa da International CES 2014 a convite da Be.ez.

Deixe um comentário

 

Publicidade