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Estrela Digital: Banco Imobiliário e Autorama estréiam no iOS

:: por Redação macmais :: 13/12/2012 :: Deixe um comentário

Agora é oficial: a Estrela, a principal fabricante de jogos e brinquedos brasileira, está oficialmente na era digital. Em parceria com a Pontomobi, a empresa lançou em dezembro a Estrela Digital, uma nova divisão que promete, no médio prazo, ter um faturamento similar à sua irmã do mundo analógico, que em 2011 foi de R$ 150 milhões.

Nessa primeira leva, quatro jogos famosos da marca foram lançados: Banco Imobiliário, Autorama, Cilada e Pula-Macaco. Os dois primeiros terão patrocinadores (Tecnisa e Fiat, respectivamente) e poderão ser baixados de graça. Os outros dois poderão ser comprados nas principais lojas virtuais de aplicativos (App Store, Google Play, Facebook e Chrome).

“Comemoramos 75 anos de atividade apresentando produtos que marcam a entrada da empresa na era digital”, afirmou Carlos Tilkian, presidente da Estrela. “Desde 2010 fazemos ensaios usando redes sociais, como Twitter e o Facebook. Mas precisávamos de um parceiro digital para isso e encontramos na Pontomobi o dinamismo que o mundo digital precisa”, concluiu Tilkian. Segundo o presidente da Estrela, o investimento na nova divisão da empresa foi de R$ 2 milhões, divididos entre a Estrela e a Pontomobi.

A Estrela Digital é, na verdade, uma plataforma digital de jogos. “O usuário pode acessar seus jogos em qualquer dispositivo, seja iOS, Android e até no navegador”, contou João Carvalho, diretor de planejamento da Pontomobi. “Para adquirir os jogos será usada uma moeda virtual, chamada Estrelinha”, revelou Carvalho. “Ao fazer a compra, pode-se baixar o game em qualquer plataforma, sem custo adicional”, completou Breno Masi, diretor de produtos da Pontomobi.

“Além disso, os jogos são multiplayer e multiplataforma, isto é, você poderá competir com os amigos no iPhone, no Android ou no Facebook ao mesmo tempo”, complementa Masi.

Para conseguir isso, foi preciso um longo trabalho de programação. “O projeto todo demorou cerca de um ano para ficar pronto”, explicou Breno Masi. Toda a dinâmica do jogo é feita na nuvem, o que garante a compatibilidade entre as plataformas. “Também criamos um modelo de negócio diferenciado, onde alguns jogos serão patrocinados, enquanto outros serão comprados usando a Estrelinha”, completa Carvalho, da Pontomobi. Cada jogo sairá por 2.500 estrelinhas, o equivalente a US$ 2,99. Também será possível comprar Cartões de Presente (os gift cards) em pontos de venda. “Com isso, os pais ficarão mais tranquilos que as crianças não precisem de senhas ou pegar informações de cartões de crédito para comprar novas funcionalidades”, explica Carvalho.

Para o ano que vem, o projeto continuará sendo ambicioso. “Já planejamos para o começo do ano mais dois jogos”, conta Carlos Tilkian. “A ideia é pegar esses produtos conhecidos, verdadeiros clássicos, e transpô-los para o mundo digital”, diz João Carvalho. “Mas também queremos ter o nosso ‘Angry Birds’, algo inovador”, revela Tilkian.

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