Home » Notícias » Apple » No Dia Mundial do Backup, aprenda a manter seus dados a salvo

No Dia Mundial do Backup, aprenda a manter seus dados a salvo

:: por Redação macmais :: 31/03/2014 :: Deixe um comentário

WorldBackupDay

Pois é, hoje é o Dia Mundial do Backup. Cremos que o dia 31 de março tenha sido escolhido por ser a véspera do Dia da Mentira, o qual é chamado nos Estados Unidos de April Fool’s Day ou Dia dos Trouxas de Abril, na tradução livre.

E como todo dia temático que se preze, ele foi criado para nos lembrar da importância de mantermos uma cópia de nossos mais queridos e importantes arquivos em outro local FORA DO DISCO RÍGIDO do nosso computador de uso frequente. Isso mesmo, porque se você mantém cópias de arquivos no mesmo local, não faz um backup. Afinal, se a unidade na qual eles estão gravados resolver pifar, lá se foram seus dados preciosos para o limbo digital.

Backup são cópias gravadas em discos externos, CDs, DVDs, Blu-rays, pendrives ou mesmo em serviços de armazemento baseados na web, ou seja, salvos na “nuvem”. A Apple, por exemplo, tem o seu próprio disco virtual, o iCloud, além de um software de backup nativo do Mac OSX, o TimeMachine, e uma unidade de rede sem fios, a AirPort Time Capsule.

Com o TimeMachine, o macmaníaco esperto sequer precisa esquentar a cabeça com esse assunto tão importante quanto chatinho. Para utilizá-lo com destreza, siga as dicas desta matéria publicada na Mac+ sobre como se manter a salvo de qualquer perigo no OSX. Mesmo já tendo alguns meses de idade, ela permanece atual. E caso queira dicas, digamos, mais oficiais e específica, confira este minitutorial da Apple sobre o TimeMachine.

O que não faltam são informações técnicas para que você possa facilmente fazer seu backup e poder dormir sossegado, não é? Caso ainda não tenha feito o seu, não perca essa oportunidade – aproveite este dia para deixar em segurança suas fotos, documentos, vídeos e tudo o que quiser. Afinal, nunca se sabe o que pode acontecer.

Deixe um comentário

 

Publicidade