Home » Notícias » Mac » “Trojan” para Mac já afeta mais de meio milhão

“Trojan” para Mac já afeta mais de meio milhão

:: por Redação macmais :: 05/04/2012 :: 12 comentários

Sim, nós usamos Mac, mas nós não somos completamente inexpugnáveis. Em mais um recente caso de ataques ao sistema da Apple, uma firma de segurança afirma que mais de 600 mil computadores já foram afetados por uma falha no Java.

O “Cavalo de Troia” é o Flashback e a empresa russa Dr. Web afirma que ele começou a ser espalhado em 16 de março. Na última terça-feira, a Apple atualizou o javascript do OS X (disponível via Atualização de Software), mas para muita gente isso foi tarde demais. Este trojan apareceu no ano passado, mas essa nova variante conseguiu passar pelas atualizações de segurança feitas pela Apple desde então.

De acordo com a Dr. Web, quase 57% dos Macs afetados estão nos Estados Unidos, mas apenas 0,3% no Brasil. O vírus é instalado nos computadores quando estes acessam sites infectados, inserindo códigos maliciosos nas máquinas.

Se você usa a internet, é possível que esteja infectado também. Sendo assim, mesmo depois da instalação da atualização, não custa verificar. O site F-Secure ensina como fazer isso, assim como a remoção do Flashback.

Acompanhe a macmais nas redes sociais:

via ARS Technica.

12 comentários

  1. @antoniofonseca comentou 13:37 às 5 de abril de 2012

    Correção: a falha explorada pelo malware em questão existia na máquina virtual Java, não no sistema operacional OS X. E é claro o problema refere-se ao Java, não a JavaScript.

  2. @antoniofonseca comentou 13:40 às 5 de abril de 2012

    Outra correção: se você possui a máquina virtual Java instalada e acessa a Internet pode ter sido infectado. Não apenas acessa a Internet. Para usuários do Lion inclusive a máquina virtual Java não vem instalada por padrão.

  3. Julio Morbeck comentou 22:02 às 9 de abril de 2012

    Fiz o teste e graças a Deus minha maquina está limpa, ufa! que alivio

Deixe um comentário

 

Publicidade