Home » Resenhas » Programas » Desktop Tidy deixa a mesa do Mac organizada

Desktop Tidy deixa a mesa do Mac organizada

:: por Redação macmais :: 29/04/2013 :: Deixe um comentário

por Sérgio Miranda (@saam)

Matéria publicada originalmente na macmais 81.

Manter a mesa do seu Mac arrumada não é uma tarefa fácil. É ali que praticamente todos os arquivos temporários vão parar, onde deixamos diversos documentos para “ver depois o que faremos com eles”, entre outras coisas. Depois de um tempo, a bagunça se instaura e arrumar tudo torna-se uma daquelas missões quase impossíveis.

Existem alguns softwares que “jogam a bagunça para debaixo do tapete”, isso é, deixam os arquivos invisíveis, mas eles continuam lá. O Desktop Tidy vai além. Ele verifica tudo que é guardado na Mesa e move para uma pasta especial, chamada Shadow Desktop onde você organiza tudo e acessa via barra de menus. Os itens ficam separados por tipos de documentos, facilitando encontrar o que se precisa.

E para garantir que você não precisará se preocupar com nada, o programa mantém varreduras em intervalos regulares (programados por você) tira tudo o que for colocado na Mesa e manda para a pasta Shadow. Você só precisa escolher o intervalo de tempo (o padrão é 1 minuto, mas é muito curto, já explicaremos o por quê).

Se quiser, também é possível ignorar pastas e arquivos, deixando-os na Mesa para uma necessidade. Isso é personalizável nas preferências do programa, mas não dá para fazê-lo depois que algo foi movido. É preciso trazer de volta das sombras e depois marcar com a opção Ignore.

Os Quick Filters, filtros de documentos,também podem ser modificados e  deixados ao gosto do freguês. O aplicativo já vem com vários filtros montados (imagem, documentos, música, vídeo etc.), mas se quiser criar o seu, basta clicar no botão [+] na parte de baixo da interface.

Apesar de muito prático, demora um pouco a se acostumar. Isso por que os arquivos, que antes ficavam por ali, diante dos olhos, são movidos para uma pasta dentro da Biblioteca do Usuário (que é bom lembrar, não está mais facilmente acessível). Mesmo usando o menu contextual, fica meio estranho no princípio. Isso sem falar que, se o programa fechar inesperadamente, os arquivos não são movidos de volta, ficam lá escondidos, o que pode gerar um certo trauma.

Além disso, ao copiar um arquivo muito grande para a Mesa, se você deixar um tempo curto para a organização, o sistema pode travar inteiro (conosco aconteceu algumas vezes). Por isso, logo de cara é bom deixar um intervalo maior do que um minuto. Sua sanidade vai nos agradecer.

Acompanhe a macmais nas redes sociais:

Deixe um comentário

 

Publicidade