Home » Resenhas » Hardware » Disco externo Satellite tem bateria e Wi-Fi

Disco externo Satellite tem bateria e Wi-Fi

:: por Redação macmais :: 04/05/2012 :: 2 comentários
O GoFlex Satellite é o disco externo do nômade digital

O GoFlex Satellite é o disco externo do nômade digital

*por Sérgio Miranda (@saam)

Fotos: Marcello Garcia

A promessa da vida sem fios ainda não está totalmente concretizada. Sim, avançamos muito nesse setor, mas ainda precisamos de cabos para conectar nossos roteadores à internet e também discos externos, tanto na tomada quanto ao computador. A Seagate cortou algumas cordas com o lançamento do seu Satellite, um disco que possui uma bateria interna e compartilha conteúdo com um Mac ou iPad/iPhone/iPod touch usando uma rede Wi-Fi.

Lançado no final do ano passado,o Satellite é o sonho dourado de todo nômade digital e também do dono de um dispositivo iOS que não tenha uma grande capacidade de armazenamento interno. Ele pode, inclusive, ser usado em uma viagem de carro (de avião não rola, já que ele usa tecnologia Wi-Fi), pois a bateria interna dura cerca de 5 horas (em nosso teste, ficou muito próximo disso). Mas se o trajeto for mais longo, sem problemas: na caixa vem um adaptador USB de 12 V para automóveis. E bem bonitinho, por sinal.

Seria possível usar o Satellite sem qualquer tipo de conexão? Não. Em primeiro lugar, temos a questão da energia: para carregar sua bateria de ion de lítio é preciso ligá-lo a uma tomada ou ao computador, usando aí um cabo USB ou FireWire. Como é um modelo da linha GoFlex, ele vem com uma interface cambiável e aceita até mesmo conectores Thunderbolt (ainda não são vendidos por aqui).

Em segundo lugar, é preciso lembrar que transferir conteúdo usando uma rede sem fio é uma operação bem mais lenta do que via cabo. Portanto, conectá-lo ao Mac ainda é necessário para conseguir encher os 500 GB de espaço disponíveis nessa belezinha. Mas também é só.

Acesse o conteúdo do Satellite sem fios

Acesse o conteúdo do Satellite sem fios

Para usá-lo com o iPad ou o iPhone, é preciso baixar um aplicativo, o GoFlex Media. Com ele é possível ver os vídeos armazenados no Satellite (desde que estejam no formato que o iOS reconhece, isto é, M4V), ouvir músicas ou acessar outros tipos de documentos, como fotos, textos e planilhas. A interface é bastante interessante, pois separa os tipos de arquivos por categorias, facilitando a navegação. Ponto para o pessoal da Seagate. Em Conteúdo Local, você poderá acessar documentos que foram transferidos diretamente do HDD via Wi-Fi, mas não músicas e vídeos que foram passados via iTunes.

Antes de começar a usar, é preciso entrar na rede própria (ad-hoc) do Satellite. Por padrão, ela se chama GoFlex Satellite e não tem senha, que pode ser criada no aplicativo, na aba Configurações. Isso quer dizer que, enquanto você assiste a um vídeo, não será possível usar a internet no iPad ou no iPhone, inclusive o 3G. Por isso, não use o drive por muito tempo se você está esperando um email muito importante. Ligações telefônicas podem ser efetuadas normalmente.

Em nossos testes, o Satellite se comportou muito bem. Colocamos ele na mochila e conseguimos acessar músicas e vídeos no iPhone e iPad na rua, durante uma caminhada, sem problemas. O streaming é rápido e não houve nenhum engasgo durante todo o trajeto (de quase uma hora). Realmente, é como ter um dispositivo iOS com capacidadede armazenamento de 500 GB. Mas é bom avisar que, depois de quase três horas ligado dentro da mochila, o drive esquentou bastante. Lembre-se sempre de desligar tudo quando não estiver usando, para evitar o desgaste desnecessário da bateria.

Apesar de ainda não cumprir a promessado mundo sem fio, o Satellite daSeagate é um HDD sem igual.

Que tal ganhar um GoFlex Satellite, da Seagate?

GoFlex Satellite
Prós
Bateria dura 5 horas; vem com acessórios para conectar no carro; bonito; 500 GB de espaço; usa rede sem fio.
Contras
Deixa seu dispositivo iOS fora da internet enquanto em uso.
Preço
R$ 750.
Web
www.seagate.com

Acompanhe a macmais nas redes sociais:

*Matéria publicada originalmente na macmais 70.

2 comentários

Deixe um comentário

 

Publicidade