Home » Resenhas » Acessórios » IRISnotes transforma seus escritos em textos digitais

IRISnotes transforma seus escritos em textos digitais

:: por Redação macmais :: 22/11/2012 :: Deixe um comentário

 

Escrever no seu Mac, por Sérgio Miranda (@saam).

Matéria originalmente publicada na macmais 76.

Nem tudo que fazemos é sempre digital. Por vezes, você acaba fazendo coisas do jeito antigo, como escrever algo em um bloco de notas físico. O problema é ter de digitar esses escritos analógicos depois no computador ou no iPad/iPhone. Ou digitalizar usando um scanner e um programa de OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres, na sigla em inglês). Ou usar a caneta IRISnotes, que já faz isso para você.

O produto é composto de uma caneta (que usa carga normal, mas de um tipo que não é tão fácil de se achar por aqui) e um receptor sem fio, que deve ser preso às folhas do bloco ou caderno tradicional. Depois de ligar o receptor, você escreve normalmente, usando letra cursiva ou de forma que tudo será captado e transformado eu uma imagem, que depois será lida no software IRIS- Notes Executive. É ali que a mágica acontece: depois de escolher uma das anotações, clique no botão Converter para transformar sua letra em caracteres editáveis.

Nada de garranchos

Em nossos testes, usando tanto letra cursiva como de forma, o programa funcionou bem, desde que o texto estivesse bem legível. Bastou um pouco de desleixo para tudo ficar complicado, mas é possível treinar o software para ele entender melhor sua letra usando o MyScriptTrainer. Mas para quem tem letra boa, não vai ser um problema se adaptar.

O IRISNotes Executive é um programa até simples de se usar, mas é bom ler o manual antes, para entender como tudo funciona. Isso porque na verdade, o download das páginas digitalizadas é feito por outro software (MyScriptInkRetriever), o que acaba deixando o processo todo meio complicado. Seria melhor se tudo estivesse em um aplicativo só. Ah, seria bom também trabalhar melhor a interface, que não segue os padrões de programas para Mac.

A IRISnotes pode também ser usada com um dispositivo iOS. É só usar o adaptador com o conector Dock de 30 pinos e ligar o receptor diretamente no iPad ou iPhone para transmitir suas páginas para a tela do seu tablet ou smartphone ou mes- mo usar a caneta para escrever e desenhar diretamente no aplicativo. Mas essa versão do programa não traz o reconhecimento de escrita integrado, o que é uma pena.

Acompanhe a macmais nas redes sociais:

TAGS: :: :: :: :: ::

Deixe um comentário

 

Publicidade