Home » Resenhas » Programas » Printopia salva e imprime arquivos dos seus gadgets

Printopia salva e imprime arquivos dos seus gadgets

:: por Redação macmais :: 09/05/2012 :: 1 comentário

Finalmente a promessa do AirPrint se realizou

*por Sérgio Miranda (@saam)

Fotos: Marcello Garcia

Quando o recurso AirPrint foi anunciado há algum tempo, deixou aquela esperança de que finalmente a Apple atendesse às nossas preces, permitindo que qualquer dispositivo iOS pudesse ser usado para práticas mais profissionais, com a adição da funcionalidade de impressão de documentos. O tempo passou, e não foi isso que aconteceu: apesar de fabricantes adotaram essa função, a Apple acabou optando por não permitir que impressoras compartilhadas em um Mac na rede pudessem ser usadas.

É aí que entra o Printopia, da Ecamm. O programa, que é instalado no Mac, faz a ponte entre o iPad/iPhone/iPod touch e sua impressora, não importa o modelo, marca ou ano de fabricação. Mas ele não se limita apenas à impressão: os arquivos podem ser salvos no computador ou enviados para serviços na nuvem, como o Dropbox.

O programa funciona como um servidor de impressão virtual. Ele é instalado como um painel no Preferências do Sistema e automaticamente já inicia o compartilhamento das impressoras instaladas. Você pode adicionar outros serviços, como enviar o documento para um determinado aplicativo ou desenvolver um fluxo de trabalho (workflow) para criar um PDF. Solução para todos os gostos.

Tudo é tão automático que não é preciso instalar aplicativos especiais no dispositivo iOS. O sistema reconhece o servidor e adiciona as impressoras. E nem podemos dizer que ele é tão caro assim, já que vale cada centavo dos US$ 20.

Printopia 2.1.5
Prós
Simples de usar; automaticamente cria um servidor de impressão; envia arquivos para serviços de nuvem; não precisa de um aplicativo no dispositivo iOS.
Contra
Não encontramos nenhum.
Preço
US$ 20.
Web
www.ecamm.com

*Matéria publicada originalmente na macmais 70.

Acompanhe a macmais nas redes sociais:

 

 

1 comentário

Deixe um comentário

 

Publicidade