macmais reader para ipad. download gratis
Home » Tutoriais » iPad e iPhone » Aprenda a editar fotografias no iPhoto do iOS

Aprenda a editar fotografias no iPhoto do iOS

:: por Redação macmais :: 02/07/2012 :: 2 comentários

Ferramenta Recortar e Endireitar

Mesmo com as mãos mais firmes do mundo, a maioria das fotos não sai inteiramente reta ou com um foco preciso na figura. Esta ferramenta serve para corrigir isso. Arraste o dedo para a esquerda e a direita sobre o disco na parte de baixo da tela para rotacionar a imagem, usando a grade sobreposta para nivelar o horizonte. Se o iPhoto detectar automaticamente a linha do horizonte, ele mostra uma visualização e oferece um botão que faz o alinhamento instantâneo. Para cortar, toque na engrenagem para definir uma proporção de aspecto para a imagem terminada e arraste a foto com o dedo ou pince para aproximar ou afastar o zoom.

Ferramenta Cor

Cores lavadas acabam com a vida de uma foto, mas estas ferramentas ajudam a restaurá-las, mas não exagere, para não piorar tudo. O controle básico é o Saturação, que reforça todas as cores de uma só vez. Porém, dá para ser mais específico. As outras três barras se concentram em céus azuis, folhagens e tons de pele. Mas elas não são assim tão específicas, de maneira que tudo o que for azul será alterado por esse deslizante, quer faça ou não parte do céu. Segure o dedo sobre a imagem e puxe para cima e para baixo para alterar a saturação global. Se você tocar em um objeto azul, verde ou da cor da pele, também pode ir para a direita ou a esquerda para ajustar essa cor específica. Toque na engrenagem e ative Preservar Tons de Pele se as pessoas estiverem ficando terracota.

Ferramenta Exposição

A Exposição controla o efeito da luz em sua foto, o que faz dela, provavelmente, a opção mais importante do iPhoto. Toque nela para ver uma barra com cinco ícones. Os que estão nas laterais determinam a aparência das partes mais claras e mais escuras da imagem, adicionando profundidade e revelando detalhes até então invisíveis a olho nu. Eles devem ser ajustados primeiro. O do meio controla o brilho geral. Os dois em cada um dos lados se movem juntos e definem o contraste. Um pequeno ajuste já muda bastante coisa, mas se a sua foto estiver meio lavada, a solução está aqui.

Balanço de brancos

É a forma como sua câmera se ajusta para as diferentes temperaturas e cores de luz que se pode encontrar – um flash ou o sol, por exemplo. Se a escolha for errada, haverá uma tonalização perceptível. Na maioria dos casos, a configuração-padrão é suficiente. Se não, toque no botão WB para trocar o ajuste, que vai de Sol a Fluorescente. No final do menu está o Balanço de Rosto, usado para selecionar um rosto, e Personalizado, que permite apontar uma cor para encontrar um ajuste que funcione.

Melhora Automática

O Melhora Automática faz o que o nome promete – procura descobrir automaticamente os melhores ajustes de brilho, cor e contraste para uma imagem sem você precisar fazer nada. Se não der certo, ele pode ser uma base melhor para começar a verdadeira edição do que a imagem original sem nenhum tratamento. Na pior das hipóteses, se a imagem tiver ficado mais feia ou se a edição tiver ido longe demais, basta tocar no botão Refazer, na barra superior, e recomeçar o processo do jeito tradicional.

Copie/Cole ajustes

Imagens feitas ao mesmo tempo e no mesmo local saem parecidas, e é chato repetir todos os passos da edição em cada uma. Felizmente, isso não é necessário. Toque no botão da engrenagem e você poderá copiar os ajustes de exposição, cor e efeitos (todos de uma vez ou individualmente). Abra uma nova imagem, toque novamente na engrenagem e escolha Colar para aplicar. Pode ser preciso fazer alguns ajustes, mas será bem mais rápido – e mais consistente – do que recriar cada um deles.

Assinale e favorite suas imagens

Ambos os botões marcam imagens para referência futura. Ao usá-los, um álbum é criado com as fotos marcadas. O melhor jeito de trabalhar é assinalar as imagens que você pretende editar e favoritar as que podem ser mostradas ao mundo. Esse é o único jeito de realmente criar um álbum dedicado sem seu Mac, mesmo que temporariamente.

Corrigir

O Corrigir é um pincel de limpeza, usado para remover pequenos problemas na imagem. Ele não serve para ajustes avançados, como remover um turista da imagem, mas é ótimo para edições mais sutis. Aproxime o zoom da imagem e pinte sobre o defeito com o maior esmero possível. Se não conseguir remover tudo, use um aplicativo como o Pixelmator no seu Mac.

Olho Vermelho

Olhos vermelhos são um problema nas fotos tiradas com flash – a luz que atinge a parte de trás dos olhos cria um sinistro visual demoníaco. A opção Melhora Automática tenta remover esse efeito sem sua intervenção, mas este pincel ajuda a apagar os últimos resquícios. Aumente o zoom sobre um rosto e toque nele. O pincel entrará em ação ou fará um som de “uh-uh” caso não veja nada a corrigir.

Matéria publicada na macmais 72.

Veja a sequência deste tutorial:

Acompanhe a macmais nas redes sociais:

TAGS: :: :: :: :: :: ::

2 comentários

  1. julio Seco comentou 19:13 às 26 de dezembro de 2012

    Considero muito interessante

Deixe um comentário

 

Publicidade