macmais reader para ipad. download gratis
Home » Tutoriais » Avançado » Faça samples de instrumentos musicais no Logic

Faça samples de instrumentos musicais no Logic

:: por Redação macmais :: 23/07/2011 :: Deixe um comentário

por Chico Castellano, da Comando S*

Já pensou na possibilidade de colocar o John Bonhan, baterista da pioneira do heavy metal Led Zeppelin, o George Harrison, guitarrista solo dos Beatles, e o Tim Commerford, baixista do Rage Agaisnt The Machine, na mesma banda e tocando uma musica sua? Você pode dizer que parece uma tarefa impossível, mas com a ajuda de um bom Mac e o Logic, é possível fazer um sample (em português, a palavra significa “amostra”) de cada um deles para poder reproduzir nota a nota e, com isso, criar essa banda dos sonhos.

Mas antes da prática, um pouco de história. O Sampler foi responsável por uma grande revolução da música eletrônica. No início, era um equipamento que lembrava, em suas funções, um sintetizador, mas em vez de gerar sons, servia para gravar amostras (daí o nome) de um determinado som ou instrumento que era tocado depois por um teclado ou sequenciador. Além de armazenar Loops (pequenos trechos musicais), o Sampler permitiu criar novos timbres, efeitos, melodias e texturas interessantes, ampliando as possibilidades musicais.

Apesar de estar intrinsecamente ligado à música eletrônica, o uso de samples está muito mais difundido. Bandas de heavy metal ou mesmo artistas da nossa MPB usam esse recurso em suas obras. E com a digitalização da música, ficou muito mais fácil ter acesso a essa tecnologia. E, com o Logic, ficou ainda mais fácil.

Em nosso tutorial, vamos usar alguns trechos de canções famosas de nossos integrantes virtuais da banda dos sonhos para criar algo novo. Você poderá baixar os arquivos do nosso site (www.macmais. com.br/extras).

Tutorial

Como criar samples de instrumentos no Logic

1 Criando as amostras Crie uma canal de áudio e importe para ele o que vai ser sampleado. Separe um trecho, um compasso ou dois, se possível. Dê preferência para introduções de músicas que comecem com um solo em separado. Para importar, vá a File > Import Audio.

2 Converta o som Selecione o áudio e, no menu da sessão, escolha as opções Audio > Convert Regions and New Sample Track. Na janela de configurações, escolha Transient Markers. Caso selecione a opção Regions, você criará um Loop sem transientes para tocar separadamente.

3 Escolhendo a região Dê um nome para o sample e escolha uma região para armazenar os transientes. Sugiro a Região C2, por ser a central do controlador MIDI. Caso você não tenha um, pode acionar a tecla [Caps Lock], que simula um controlador MIDI no Logic.

4 Instrumento no canal Observe que um canal de instrumento será criado automaticamente e nele estará o EXS24 com um arquivo MIDI do sample idêntico ao seu áudio original (aquele do Passo 1). É importante que você ouça os dois para certificar-se de que são idênticos.

5 Músico virtual Pronto, você já criou o seu próprio instrumento sampleado. Antes de começar a gravar, sugiro que delete o canal de áudio e mantenha o canal de instrumento, apagando somente o arquivo MIDI. Use este canal para começar a compor a sua música.

6 Bateria na tecla Ao criar o sample, o Logic separou os transientes e colocou um para cada tecla do controlador MIDI. Assim, você terá controle sobre as peças de uma bateria, por exemplo, em cada tecla. Vá até a região sugerida (a partir da nota C2) e toque para ouvir o transiente.

7 Hora de chamar o resto da banda Repita os passos anteriores para os demais instrumentos e comece a criar sua própria música com os som sampleados. Lembre-se de que você pode editar sua música como quiser, adicionando, apagando e quantizando notas, entre outras opções.

Como Fazer

Banda de responsa

Para nosso tutorial, escolhi a introdução da música “When the Leave Breaks”, do Led Zeppelin IV, separando só a bateria do início. Fiz o mesmo com “Day Tripper”, do Past Masters vol. 2 dos Beatles, pegando os dois primeiros compassos com a guitarra do George, e “Bullet in the Head”, do Rage Against the Machine, que tem uma longa introdução de baixo.

Fiz o sampler dos três instrumentos criando as linhas uma por vez, primeiro a bateria, depois o baixo e, por último, a guitarra. Os samples ficarão na pasta Sampler Instruments da sessão que você criou.

Para que eles fiquem disponíveis para qualquer sessão do Logic, faça uma cópia do arquivo em sua pasta Início/Library/Application Support/Logic/Sampler Instruments.

*Matéria publicada originalmente na MAC+ 62.

Deixe um comentário

 
Publicidade