Home » Tutoriais » Iniciante » Aprenda como fazer uma edição básica no Final Cut Pro X

Aprenda como fazer uma edição básica no Final Cut Pro X

:: por Redação macmais :: 30/05/2012 :: 2 comentários

*por João Velho (@videogurubrasil)

Vimos na macmais anterior que a edição no Final Cut Pro X não ocorre mais em sequências, mas em projetos que ficam no Project Library e só podem ser editados um por vez. Quando abrimos um projeto qualquer, aparece o painel Timeline, que é o ambiente onde construímos as edições. Ele é bem diferente da janela correspondente que estávamos acostumados a utilizar até o FCP7.

O painel Timeline do FCPX não é baseado no modelo multi trilhas, mas no conceito de Primary Storyline (linha de história primária). De certo modo, ela funciona como um fluxo principal de som e imagem, a espinha dorsal da edição.

A essa edição de base podemos adicionar novos clipes de vídeo e de áudio na forma de clipes conectados (connected clips), que ficam “amarrados” a certos clipes da Primary Storyline. Se modificamos a posição na Primary Story, todos os clipes a eles conectados também são deslocados em meio a eventuais ajustes verticais automáticos dos demais clipes, para evitar possíveis colisões. Por conta dessa forma de trabalhar e outros recursos de ajustes de edição automáticos é que o FCPX tem sua timeline chamada de Timeline Magnética.

Outro detalhe importante reside no fato de que não há separação de som e imagem nos clipes de vídeo que contém áudio. Eles formam um único elemento, tanto no Event Browser (onde escolhemos os trechos que serão usados na edição) como na Timeline.

Veremos como marcar trechos selecionados nos clipes e usar as quatro principais operações de edição: Append, Insert, Connect e Position, procedimentos fundamentais de uma edição básica.

Tutorial

Selecionando trechos no painel Event Browser e a operação Append

1 De passagem

Selecione um clipeno Event Browser e faça um skimming no clipe, arrastando lateralmente o cursor do mouse sobre o filmstrip na parte superior do painel. Acompanhe a reprodução do clipe no painel Viewer. Aproveite para identificar o trecho que deseja selecionar.

2 Assista

Para tocar e interromper a reprodução do clipe, tecle [Barra de espaços]. Você também pode usar as teclas [J], [K] e [L] para tocar no sentido normal, reverso ou interromper a reprodução. Use ainda os botões na parte inferior do Viewer para tocar e navegar na duração do clipe.

3 Seleções

Clique e arraste o cursor do mouse com a ferramenta Select sobre o filmstrip. Um seletor com alças laterais surgirá sobre ele.Você também pode estacionar o skeemer ou a playhead em certos pontos e usar as teclas [I] e [O] para definir o início e o final da seleção.

4 Ajustes no trecho selecionado

Arraste as alças do seletor para a direita ou a esquerda, de modo a estender ou encurtar a seleção do clipe. Se preferir, pode fazer uma nova seleção desfazendo a marcação clicando fora do filmstrip e reiniciando o procedimento do passo 3.

Dica Rápida

O método de edição usando o comando Append é realmente muito prático, principalmente para aquele momento em que você está começando a construir um primeiro corte, com um ordenamento inicial dos clipes no storyline primário.

5 Alternativa

Além de poder arrastar e soltar um ou mais clipes diretamente do Event Browser para a Timeline, você tem algumas alternativas para editar seus clipes em um projeto. O FCPX traz várias novidades nesse quesito, e uma delas é a operação de edição do tipo Append.

Como Fazer com atalhos

Escolha View > Show Skimmer Info para visualizar um box com as informações de timecode junto ao filmstrip de um clipe no Event Browser. Fique atento também ao Dashboard, no centro da barra de ferramentas. Ele monitora a posição do skimmer e da playhead e mostra a duração de seleções de um clipe no Event Browser. Para selecionarum clipe inteiro, basta clicar sobreele uma vez, ou selecioná-lo no Event Browser e teclar [X]. Lembre-se de que você pode fazer seleções enquanto o clipe está tocando. Novamente, para isso, utilize os atalhos de teclado [I] e [O] para remover a marcação de um ponto de início ou de fim. Se usar os atalhos [Option]+ [I] e [Option] + [O], os pontos de início e de fim são deslocados para o começo ou fim do clipe.

6 Anexe

O comando Append adiciona clipes depois do último clipe já editado em um projeto ou em um storyline selecionado. Marque um ou mais clipes no Event Browser e escolha Edit > Append to End (ou tecle [E]).Você também pode clicar no botão [Append] na barra de ferramentas.

Tutorial

Operação de edição Insert

1 Para que serve?

A operação Insert continua com a mesma lógica que setinha até o FCP7, isto é, adicione um ou mais clipes em um ponto de um storyline já iniciado, empurrando para adiante todos os clipes subsequentes. Ela sempre altera o tempo total de duração da edição.

2 Como funciona?

Selecione um ou mais clipes no Event Browser, posicionea playhead sobre um ponto de um storyline primário já iniciado (ou selecione um outro) e escolha Edit > Insert (ou tecle [W]). Você também pode clicar no botão Insert, na barra de ferramentas.

3 Arraste e solte

Você ainda tem a opção de fazer operações de Insert usando o método de arrastar o clipe do Event Browser e soltar diretamente na Timeline em um storyline. Mas esse método só funciona para inserções entre dois clipes previamente editados.

Tutorial

Operação de edição Connect

1 Outra lógica

Na operação, Connect trabalha com uma lógica nova, em que o clipe adicionado a um storyline primário permanece ligado ao clipe sobre o qual a operação ocorreu. Ela é útil para editar “planos de cobertura”, superposição de títulos, efeitos sonoros e música de fundo.

2 Como funciona?

Selecione um ou mais clipes no Event Browser, posicionea playhead sobre um clipe do storyline primário (ou de um outro selecionado) e use Edit > Connect to Primary Storyline (ou tecle [Q]). Se quiser, use o botão Connect na barra de ferramentas.

3 Resultado

É possível fazer a operação de edição Connect usando o método arrastar e soltar, adicionando o clipe ao storyline primário no ponto onde você o soltar. Clipes de vídeo conectado se posicionados acima do storyline primário se sobrepõem ao material editado.

Tutorial

Operação de edição Overwrite

1 Tudo igual

Assim como o método Insert, a operação Overwrite segue a mesma lógica do FCP7 de sobrescrever o que já está editado, cobrindo toda uma região de um storyline de acordo com a duração do clipe adicionado. Desse modo, a duração total da edição não é alterada.

2 Como funciona?

Selecione um ou mais clipes no Event Browser, posicione a playhead sobre um ponto do storyline primário (ou de um outro selecionado) e escolha Edit > Overwrite (ou tecle [D]). É bom lembrar que não há botão para essa operação na barra de ferramentas.

Dica Rápida

Para qualquer um desses métodos, utilize as opçõesdo menu suspenso que fica ao lado dos botões dasoperações de edição, para editar clipes incluindoáudio e vídeo, apenas vídeo ou apenas áudio.

Acompanhe a macmais nas redes sociais:

*Matéria publicada originalmente na macmais 70.

2 comentários

  1. Regina Lages comentou 16:36 às 26 de novembro de 2012

    Estou aprendendo a edição no final cut 10.0.5 e tenho um macbook pro com 8 de mem. Fiz a edicão ficou legal , mas qdo vou finalizar e colocar os créditos, e coloco para visualizar ele treme. Mas mesmo assim exportei para ver se o erro continuava e continuou, na gravação em DVD tb continuou . Mas qdo trasferi para Ipad , a imagem com os créditos não passaram tremidas. O que estou fazendo de errado? no aguardo grata Regina

  2. ronaldo comentou 12:32 às 29 de maio de 2014

    Muito bom. Mas o que eu quero é saber como fazer efeitos de uma imagem para outra sem cortar o audio ou a voz da pessoa. Exemplo: vamos supor que eu filmei o chão e quero tirar aquela filmagem do chão sem que ninguém perceba que ali houve um corte, principalmente do áudio.
    Atenciosamente
    Ronaldo

Deixe um comentário

 

Publicidade