Home » Tutoriais » iLife » Com o BitBook e o site Vila das Fotos, suas lembranças ficam eternas

Com o BitBook e o site Vila das Fotos, suas lembranças ficam eternas

:: por Redação macmais :: 12/08/2011 :: 2 comentários

BitBook mais o site Vila das Fotos é possível imprimir suas imagens de maneiras interessantes.

por Sérgio Miranda (@saam)*

O iPhoto tem uma funcionalidade muito bacana nos Estados Unidos, que é a possibilidade de criar álbuns impressos das fotos armazenadas em sua biblioteca. Ainda bem que já existem opções brasileiras bastante interessantes para o usuário de Mac. O site Vila das Fotos (www.viladasfotos.com.br) oferece o serviço de impressão de diversos tipos de produtos, como pôsteres, cartões, postais, entre outros. É só baixar o aplicativo para Mac (chamado BitBook) e criar a sua história em imagens, que será entregue no conforto do seu lar.

São duas versões do aplicativo Bit- Book, uma Light, que demora menos para fazer o download, ou a completa, com todos os leiautes e objetos já disponíveis (se você escolher a Light, terá que baixar os extras depois).

Todo o processo é offline, isto é, não é preciso estar conectado ao servidor do Vila das Fotos para montar seu álbum. As vantagens são óbvias, já que você não perde seu trabalho se a internet pifar em algum momento, além de ter mais tempo para criar um projeto fotográfico realmente inesquecível. A impressão é digital (máquinas Indigo da HP), com qualidade offset.

O Vila das Fotos é um site de serviços direcionado para o fotógrafo amador ou diletante. Para quem já trabalha nessa área, porém, o ideal é visitar o BitFotos, que também usa o programa BitBook para Mac, mas em uma versão Pro, com alguns recursos diferentes. No entanto, os dois têm algo em comum: todos os álbuns, pôsteres, cartões, postais etc. são impressos e verificados antes de serem enviados aos seus donos, recebendo um selo que garante a qualidade.

Tutorial

Crie álbuns de fotos com o BitBook do Vila das Fotos

1 Organize antes Criar um álbum impresso é tão trabalhoso quanto montar um no iPhoto. Por isso, antes de começar, sugerimos escolher as fotos primeiro. Tudo bem que o BitBook trabalha offline, mas é bom estar precavido e deixar tudo pronto. Copie as fotos para uma pasta no Finder (você vai entender depois).

Tutorial Bitbook do vila das fotos: organize as fotos

2 Baixe o aplicativo Vá até o site www.viladasfotos.com.br para baixar o programa BitBook. Existem duas versões disponíveis, a Light (que é mais leve, mas não tem todos os modelos) e a Full (completa). Sugerimos fazer o download da versão completa. Antes de começar, o programa faz uma verificação se há atualizações dos templates.

Tutorial Bitbook do vila das fotos: baixe o aplicativo

3 Escolha o projeto Abra o BitBook e escolha Criar um novo projeto. O programa mostra todas as opções de produtos disponíveis, com a descrição do tipo de papel e os preços também. Para o nosso tutorial, decidimos pelo Álbum de Fotos Lay Flat, que possui uma abertura em 180º, com 20 páginas (que é o padrão).

Tutorial Bitbook do vila das fotos: escolha o projeto

4 Mão na página Digite um nome para seu projeto e clique em [OK]. Na interface de programa, você encontra na parte de cima as páginas do livro já diagramadas, mas é possível refazer do jeito que quiser. Clique na aba Estilos de Página para trocar, ou então use o botão com o ícone de uma foto e o símbolo de [+] para criar uma caixa de imagem.

Tutorial Bitbook do vila das fotos: escolha o estilo de página

5 Um monte de fotos Clique no botão [+], presente na barra lateral, para adicionar as fotos. Infelizmente, o BitBook não acessa diretamente o iPhoto na caixa de Abrir/Salvar. O jeito é pegar as imagens em uma pasta no Finder. As miniaturas aparecem na barra. Arraste as fotos ou use o botão de autopreenchimento.

Tutorial Bitbook do vila das fotos: adicione as fotos

6 Escreva e enfeite Com as fotos já no lugar, você pode criar caixas de texto para adicionar legendas. É possível trocar as fontes e o tamanho também. Na barra da direita estão as opções de efeitos, como sombra, formato das caixas e bordas. Para adicionar um efeito, escolha a foto e, depois, use os controles para deixar do jeito que você quiser.

Tutorial Bitbook do vila das fotos: crie legendas e enfeite a imagem

7 Acerte o corte Se alguma foto não ficou com o enquadramento adequado (quando se usa o autopreenchimento, por exemplo), é possível acertar. Clique duas vezes na imagem para ver a janela da máscara. Se quiser adicionar uma moldura, clique na aba Molduras na parte inferior da janela, e escolha um dos modelos oferecidos.

Tutorial Bitbook do vila das fotos: acerte o corte da foto

8 Verifique e compre Quando estiver tudo certo, clique no botão com o carrinho de compras. O programa faz uma verificação antes, indicando se há algum problema (como fotos em baixa ou caixas de texto vazias). Na sequência, o programa fará a conversão dos arquivos e os enviará para o servidor do Vila das Fotos.

Tutorial Bitbook do vila das fotos: conclua a compra no Vila das Fotos

Dica Rápida

Dica: arraste fotos do Iphoto para o Bitbook

Você pode arrastar as imagens diretamente do iPhoto para o BitBook mas, dessa maneira, não poderá usar o recurso de autopreenchimento. Até o fechamento desta edição, o BitBook não era compatível com o Lion, mas isso será corrigido em breve.

*Matéria originalmente publicada na MAC+ 63.

2 comentários

  1. Foto Studio comentou 16:20 às 19 de agosto de 2011

    Muito legal! já baixei o programa e enviei o livro! Gostei da interface, muito simples de fazer e tem uns efeitos muito bons. Aprovado!

  2. Silvia Castro comentou 21:23 às 19 de agosto de 2011

    Achei o máximo! Baixei o Bitfotos (www.bitfotos.com.br), pois trabalho com eventos infantis e teen e fiz o meu primeiro álbum. Amei! A impressão é perfeita, o acabamento é excelente e…eles cumprem o prazo de entrega!! Recomendo.

Deixe um comentário

 

Publicidade