Home » Tutoriais » iPad e iPhone » Conheça os pincéis do iPhoto do iOS

Conheça os pincéis do iPhoto do iOS

:: por Redação macmais :: 02/07/2012 :: 1 comentário

Os pincéis são os bisturis do iPhoto, em comparação com os facões representados pelas ferramentas de edição de exposição e cor. Graças a eles, você pode aproximar o zoom da foto e criar pequeninos ajustes que fazem toda a diferença, clareando as sombras ou eliminando de vez os feios olhos vermelhos. Ou, se preferir, você pode aplicar o efeito à imagem inteira e apagar as áreas que não devem ser afetadas usando a borracha dedicada. Também existe uma ferramenta Detect Edges, que facilita a aplicação de um efeito sem que ele vaze para outras partes da foto.

Para usar um pincel, basta selecioná-lo e passá-lo sobre o pedaço da imagem a editar com o dedo. Quanto mais você esfrega aquele pedaço, mais forte ficará o efeito. Toque no ícone da engrenagem no canto inferior direito da interface para abrir o menu de pincéis e escolher a força do efeito e se deseja exibir temporariamente seus traços em vermelho. Os efeitos dos pincéis podem ser desativados independentemente uns dos outros. Uma grande restrição, porém, é que não se pode aplicar pincéis com diferentes forças a diferentes partes da tela, exceto passando-os ali várias vezes. É meio chato, mas não chega a arruinar sua experiência.

Saturar

Reforça a cor de uma área. Útil nos casos em que os controles gerais de saturação não são sutis – por exemplo, dar mais cor a uma camiseta sem afetar o fundo. Não finalize na hora, dê uma pausa para ter certeza de que os ajustes estão bons.

Dessaturar

Este pincel remove as cores até chegar à monocromia. Mas, se você procura um visual noir, não terá as opções de filtrar a cor e criar diferentes atmosferas, só poderá esmaecê-las. O Dessaturar serve para retocar áreas que ficaram exageradas.

Nitidez

Ele empresta definição extra à imagem, que muitas vezes sai da câmera demasiado suave. Ao aplicar nitidez em uma imagem com pessoas, concentre-se principalmente nos olhos. Se eles estiverem bem no foco, o resto da imagem cuidará de si mesmo.

Clarear

Esse pincel clareia as partes escuras da imagem. As fotos costumam ter detalhes ocultos nas regiões mais escuras. Uma passada leve sobre a imagem ajuda a trazê-los para seu campo de visão. Pena esta ferramenta não ter um controle de pressão.

Escurecer

Funciona ao contrário de Clarear. Ele é usado para reforçar as sombras e dar mais definição a dobras, depressões e o que parecer achatado. Use-o para retoques pequenos, porque os efeitos são muito perceptíveis (no mau sentido) quando ele é usado em demasia.

Suavizar

Esse é um efeito de desfoque que pode ser usado para dar destaque a um objeto que esteja bem no foco, cobrir falhas ou criar um visual enevoado a partes da foto (embora seja melhor fazer isso com o Efeitos). Mesmo o ajuste Suave é muito forte, o que diminui a utilidade desta ferramenta, mas um bom jeito de usá-la é preencher a área inteira e pintar apenas os pedaços que devem permanecer nítidos.

Matéria publicada na macmais 72.

Veja a sequência deste tutorial:

Acompanhe a macmais nas redes sociais:

TAGS: :: :: :: :: :: ::

1 comentário

Deixe um comentário

 

Publicidade