Home » Tutoriais » iPad e iPhone » É preciso organização na criação de aplicativos

É preciso organização na criação de aplicativos

:: por Redação macmais :: 17/12/2010 :: 1 comentário

Por Lucas Longo*

Nas primeiras matérias, vimos como você pode se tornar um desenvolvedor certificado da Apple. Agora chegou o momento de começar a construção de aplicativos. Mas tenha calma, ainda não vamos falar de códigos. Antes, é necessário organizar e planejar seu trabalho.

Na criação de um aplicativo para iPhone,as possibilidades são enormes. É preciso pensar que você está desenvolvendo um software completo, muito parecido com aquele que você roda em seu Mac. O que o diferencia dos demais é a capacidade de processamento do dispositivo – que não se compara ao que existe hoje no mercado de computadores pessoais –, além do tamanho da tela e, principalmente, o que o usuário pretende quando utiliza um aplicativo móvel.

Some a essas possibilidades uma tela multitoque extremamente sensível, acelerômetro e giroscópio dinâmico, para você liberar sua imaginação e tornar a experiência do usuário algo muito maior do que aquilo com que ele está acostumado. Com base neste artigo, construiremos um aplicativo para a MAC+. Vamos em frente.

Lucas Longo (@iaibrasil) é diretor do iAI, Instituto de Aprendizagem Interativa, e adora seu iPhone.

O que e como vai ser?

O primeiro passo no desenvolvimento de uma ferramenta é decidir o que este programa vai fazer e como seu conteúdo será apresentado para o usuário final. A Apple, em seu documento de Human Interface Guidelines (leia em http://tinyurl.com/32ra5kw, somente em inglês), explica em detalhe as boas práticas da construção de aplicativos. Ali encontramos sugestões de como agrupar conteúdo, navegar por categorias, subcategorias, itens e detalhes de itens. Por meio da leitura, podemos entender quais serviços estão disponíveis no iPhone e quais limitações devemos ter em mente, tal como a velocidade da conexão, limite de memória, tamanho da tela entre outros fatores envolvidos no planejamento de um software.

Basicamente, existem os seguinte tipos de aplicativos:

Aplicativo de uma janela: programa que não abre outras telas e tem todo o seu conteúdo e funcionalidades em um só lugar.

Aplicativos com uma janela na frente e outra atrás: o conteúdo é exibido em uma tela principal e, por meio de um botão, outra tela de configurações, por exemplo, é exibida.

Aplicativo com barra de navegação: normalmente é utilizado para conteúdo categorizado, em que o usuário navega de uma lista de categorias para uma de subcategorias.

Aplicativo com áreas de funcionalidades específicas: normalmente usado para programas com diferente áreas de conteúdo e funcionalidades.

Começando

Em nosso caso, queremos colocar o conteúdo do site da MAC+ no iPhone. Depois de analisar alguns aplicativos parecidos, decidimos que teremos três áreas no aplicativo. Por isso, será usada uma estrutura com barra de navegação (tab bar). Veja como ele vai ficar:

1 RSS: o usuário pode selecionar uma categoria e uma subcategoria dos vários feeds de RSS existentes no site (em http://macmais.com.br/feeds).

2 Revistas: aqui, vamos simplesmente exibir todas as capas das edições anteriores, como vemos também no site (em http://macmais.com.br/macmais).

3 Sobre: informações institucionais da MAC+, em que é possível enviar emails para os colaboradores da revista.

Hora de desenhar

O segundo passo no planejamento de um aplicativo é fazer o design do software para poder testar o fluxo das telas.

1 Como todo bom aplicativo que se preze, é bom ter uma tela de entrada que será exibida por alguns segundos quando o programa for aberto pelo usuário. Decidimos colocar o logo da revista com o mesmo visual do site, isto é, com o fundo de madeira.

2 Tela de RSS – categorias e subcategorias. Vamos fazer uma tabela com várias seções, sendo que cada seção será uma categoria. Dentro delas haverá subcategorias. Quando o usuário toca em uma das subcategorias, uma lista das notícias daquela subcategoria é exibida.

3 Tela de lista de noticias. São exibidas as notícias da subcategoria selecionada pelo usuário na tela anterior. Observe que o botão de voltar já está inserido automaticamente na barra de navegação. Quando o usuário seleciona uma notícia, ela é exibida em outra tela.

4 Chegamos ao ponto principal do aplicativo, a tela da notícia, onde o usuário poderá ler o texto completo, igualzinho ao do site da revista, com as mesmas imagens originais. Repare que em cima continua aparecendo o logo da revista.

5 Em Revistas, o aplicativo exibirá as capas das edições anteriores da MAC+ em uma lista com rolagem vertical. Se o usuário tocar em uma das capas, ela será exibida em tela cheia, com a possibilidade de navegar lateralmente entre as revistas.

6 Em Sobre, será exibida uma lista dos colaboradores da MAC+ com um botão para enviar um email para a pessoa. Ao tocar no ícone de email, abrimos a tela de envio de email padrão do iPhone para mandar a mensagem ao destinatário.

*Matéria publicada originalmente na MAC+ 55.

1 comentário

  1. Alejandra Yucra Espinoza comentou 9:10 às 2 de outubro de 2012

    Olá, eu queria saber onde fica seu instituto, eu quero começar a fazer o seu curso.. Brigada

Deixe um comentário

 

Publicidade