Home » Tutoriais » iLife » iPhoto no modo tela cheia é a novidade do nova versão do programa

iPhoto no modo tela cheia é a novidade do nova versão do programa

:: por Redação macmais :: 18/06/2011 :: Deixe um comentário

por Sérgio Miranda (@saam)*

De todos os programas do pacote iLife ‘11 (lançado no ano passado), o iPhoto foi o que passou por mudanças mais drásticas, tanto visuais como na maneira de trabalhar. Uma boa parte das funções que sempre usamos ou mudaram de lugar, ou passaram por uma reformulação completa. É comum ver usuários um pouco desorientados quando mudam de versão do programa.

A principal alteração está no fato de que o iPhoto agora pode ser usado em tela cheia, algo que não é comum na plataforma Mac, mas que sempre empolgou quem migrou de um PC com Windows. E, ao que tudo indica, o iPhoto foi só a cobaia, já que quando o Mac OS X 10.7 (Lion) chegar, muitos outros aplicativos da Apple terão essa funcionalidade.

No modo tela cheia, a barra de menus tradicional não aparece, por isso, as ferramentas para edição e compartilhamento das imagens ficam em posições diferentes da visualização a que estamos acostumados. Os botões de edição são transferidos para a lateral da janela, em vez de ficarem flutuando, enquanto as funções de criar álbuns e compartilhar fotos acabaram na parte debaixo, à direita. Depois de um pouco de tempo usando esse modo de visualização, acaba-se acostumando com as mudanças.

É importante também saber os diversos atalhos de teclado do iPhoto, que acabam sendo muito úteis quando não se tem mais a barra de menus por perto. Faça uma cópia deles e coloque em algum lugar fácil (pode ser em papel colado na mesa ao lado do computador ou em um aplicativo como o Lembretes) até você ter decorado todos. Você vai nos agradecer.

Visão Geral

iPhoto em tela cheia


Mudando a visão Você pode alternar entre os modos normal e tela cheia com um simples clique neste botão.

Filminho Quando você está editando uma imagem, as outras fotos aparecem na parte debaixo da janela.

Botão de Navegação Funciona como um botão de voltar no modo tela cheia. Ele retorna para a janela anterior.

Modo Edição Todas as ações para edição das fotos ficam na barra lateral: Reparação Rápida, Efeitos e Ajustes.

Tutorial

Não se perca no iPhoto em tela cheia

1 Reparação Rápida Nesse painel ficam as ferramentas mais tradicionais de retoques de imagem, como Recortar, Correção de Olhos Vermelhos e o Aprimorar, para corrigir fotos com apenas um toque. Na versão anterior do iPhoto, elas ficavam na parte de baixo da janela.

2 Efeitos A principal mudança nesse painel é que no topo aparecem novos botões, que servem para adicionar melhorias na imagem em vez de efeitos. Alguns deles são acumulativos, isto é, se você apertar o botão mais de uma vez, a imagem será novamente alterada.

3 Ajustes Os botões deslizantes funcionam da mesma maneira que antes, por isso não há nenhuma novidade nesse painel. Aqui é possível fazer diversos ajustes finos manualmente. Equivale a clicar o botão Aprimorar no painel Reparação Rápida, mas com muito mais controle do que será modificado.

4 Compartilhar Não é preciso sair do modo tela cheia para enviar suas fotos para os amigos por email ou então mandar para sua conta no MobileMe, Facebook ou Flickr. E melhor, o iPhoto se encarrega de mandar as imagens por email, em modelos bem bacanas.

5 Álbuns e Livros Clique nesse botão para criar álbuns, livros, cartões e calendários e também os slide shows com suas fotos, em uma interface que lembra uma estante de madeira (igual ao iPad). Mas lembre-se: a função de imprimir suas imagens não está disponível no Brasil.

6 Informação Agora ficou mais fácil verificar as informações de cada foto. Clique no botão para que a barra lateral mostre todos os dados importantes da foto, como exposição, palavras-chave, qual a câmera usada e também a localização no mapa onde a foto foi tirada.

Dica Rápida

O Lugares é prático no modo tela cheia. Você pode arrastar o mapa para navegar entre as cidades, estados e países, além de usar o botão deslizante para aumentar ou diminuir o mapa.

Como Fazer

Atalhos de teclado

Conhecer alguns comandos que podem ser acionados pelo teclado são úteis quando se usa o iPhoto em tela cheia, já que a barra de menus não aparece. Veja abaixo os principais atalhos de teclado.
[Option] + [Command] + [F]: Alterna entre os modos tela cheia e tradicional
[Barra de espaços]: Marca uma foto-chave quando em Eventos e Álbuns
[Duplo Clique] ou [Barra de espaços]: Mostra foto em tela cheia
[Command] + [E]: Modo de Edição
[Command] + [I]: Informações da foto
[Q]: Reparações Rápidas
[E]: Efeitos
[A]: Ajustes
[Shift]: Comparar fotos (modo Edição)
[Command] + [K]: Palavras-chave
[Command] + [1], [2], [3], [4], [5]: Adiciona a classificação a uma foto (de 1 a 5 estrelas)

*Matéria publicada originalmente na MAC+ 61.

Deixe um comentário

 

Publicidade