Home » Tutoriais » iLife » Nova versão do iPhoto facilita a maneira de enviar fotos para o Facebook

Nova versão do iPhoto facilita a maneira de enviar fotos para o Facebook

:: por Redação macmais :: 12/08/2011 :: 1 comentário

Nova versão do iPhoto facilita a maneira de enviar fotos no Facebook.

por Sérgio Miranda (@saam)*

O Facebook é uma das redes sociais mais acessadas no Brasil. O processo de migração do orkut para o site de relacionamentos criado por Mark Zuckerberg já começou e está cada dia mais forte. Por isso, compartilhar suas fotos com os amigos por lá é uma boa ideia, ainda mais depois que a Apple decidiu acabar de uma vez com o MobileMe e sua galeria de imagens.

Ainda bem que o iPhoto ‘11 é um programa bastante versátil, permitindo divulgar seus álbuns diretamente com a rede social de maneira muito fácil. Não que isso não fosse possível em versões anteriores, mas o processo todo era mais complicado. Com as novas ferramentas de sincronização da atual versão do programa, você pode não só enviar fotos da sua biblioteca para o site, mas também baixar as imagens já publicadas em seus álbuns online, mesmo que tenham sido enviadas por softwares ou dispositivos diferentes. Dessa maneira, a organização de suas fotos fica muito mais fácil. Mas é importante notar que só é possível sincronizar seus álbuns de fotos. As imagens no Mural não são baixadas para o Mac.

É claro que compartilhar fotos não é uma tarefa exclusiva do Facebook. Com o iPhoto, você pode também enviar imagens por email (como mostramos recentemente na MAC+ 62) ou enviá-las para a rede social Flickr, especializada em fotos. O modo de envio de arquivos para o Flickr é bem parecido com o do Facebook, portanto, não vamos falar dele neste tutorial.

Separe suas fotos preferidas e prepare-se para compartilhar aqueles momentos inesquecíveis com os amigos. Com a ajuda do iPhoto, será sopa no mel.

Tutorial

Compartilhe suas fotos no Facebook com o iPhoto ‘11

1 Conectando com o Facebook O primeiro passo é adicionar sua conta na rede social no iPhoto. Abra o programa e, depois, selecione as Preferências. Você verá as contas que usa para compartilhar suas fotos. Clique no botão [+] para adicionar seu login e senha do Facebook.

Tutorial iPhoto/Facebook: conectando-se à rede social

2 Baixando os álbuns O iPhoto vai sincronizar com seus álbuns no Facebook. Para vê-los, selecione a seção Web, na barra lateral, e clique em Facebook. Todos os seus álbuns online serão mostrados. Para abrir um deles, dê um duplo clique. Aproveite para ajustar as propriedades do álbum.

Tutorial iPhoto/Facebook: baixando albúns

3 Selecione Escolha as imagens que serão usadas, selecione o botão Compartilhar (que fica na parte inferior direita da janela do iPhoto) e clique no ícone do Facebook. Você pode enviar algum álbum (comum ou inteligente) que já tenha criado antes no programa. Basta selecioná-lo.

Tutorial iPhoto/Facebook: selecionando imagens

4 Opções Você terá de decidir onde as fotos escolhidas serão incluídas. É possível criar um novo álbum ou adicioná- las a um já existente (eles estão listados no painel suspenso). Se for apenas uma imagem, existe a opção de postá-la direto em seu Mural.

Tutorial iPhoto/Facebook: escolha o destino da imagem

5 Está lá O processo de upload pode demorar, dependendo da quantidade de imagens e de sua conexão. Ao checar sua página no Facebook, os novos álbuns estarão adicionados. As etiquetas e comentários adicionados por seus amigos no álbum online serão sincronizadas depois com o iPhoto.

Tutorial iPhoto/Facebook: processo de upload das fotos

6 Informação completa Se você usar as ferramentas Rostos e Lugares no iPhoto, esses dados também serão compartilhados no Facebook. Além disso, em Compartilhamento, na aba Info, é possível verificar cada foto que foi compartilhada por seus amigos, com os comentários.

Tutorial iPhoto/Facebook: informações extras nas imagens

Dica Rápida

Dica: toma cuidado com a descrição das fotos na rede social

Os títulos no iPhoto são integrados ao campo Descrição no Facebook, mas fique atento, pois se você digitar longas descrições no álbum online, elas serão sincronizadas e vão substituir os títulos no iPhoto na imagem original.

Como Fazer

Além do iPhoto

Como Fazer: compartilhamento além do Facebook

Depois do advento da fotografia digital, o meio como compartilhamos nossos momentos inesquecíveis mudou muito. Em vez de imprimirmos fotos, usamos as redes sociais ou então mandamos imagens por email.

O iPhoto possui uma boa variedade de opções de compartilhamento. O Galeria do MobileMe exige ter uma conta no serviço da Apple, mas será descontinuado em junho de 2012, portanto, não é uma boa escolha. Flickr, do Yahoo!, e Facebook são as melhores saídas. No caso do Flickr, o processo é igual ao do Facebook: primeiro é preciso autorizar o iPhoto a acessar sua conta no serviço e, depois, sincronizar os álbuns. Em seguida, basta selecionar as imagens e enviar para sua página. Ou usar um aplicativo dedicado, como Flicker1 Flickery, resenhado na MAC+ 61.

*Matéria originalmente publicada na MAC+ 63

1 comentário

  1. silvio sibemberg comentou 23:36 às 2 de junho de 2013

    Onde acho as fotos que envio atraves do Iphoto? Elas não aparecem em enviadas, onde se escondem?

Deixe um comentário

 

Publicidade