Home » Tutoriais » Iniciante » Saiba como usar o iTunes para gerenciar suas músicas

Saiba como usar o iTunes para gerenciar suas músicas

:: por Redação macmais :: 31/08/2011 :: 3 comentários

por Bianca Hayashi*

O número de consumidores que usam produtos da Apple aumentou consideravelmente nos últimos anos aqui no Brasil. Para ajudar, os preços baixaram um pouco, e com as Apple Premium Resellers, nunca foi tão fácil ter um gadget com o símbolo da maçã em terras tupiniquins.

Um dos produtos mais comercializados é o iPod; basta andar pelos camelôs e ver a quantidade de falsificações que imitam o tocador da Apple. Embora todos os produtos criados nos laboratórios da empresa em Cupertino tenham como característica serem intuitivos, usar um iPod é mais complicado do que usar um tocador de MP3 genérico. Afinal, colocar músicas nos xing-ling é como usar um pen drive: você conecta o aparelho à porta USB e arrasta as músicas.

Mas com o iPod, você precisa gerenciar suas músicas e vídeos com a ajuda de um programa chamado iTunes. Ele já vem instalado em qualquer Mac, mas pode ser baixado de graça no site da Apple (www.apple.com/br/itunes/). O aplicativo organiza seus arquivos musicais e de vídeo e os sincroniza com o iPod ou iPhone, além de ser o tocador de músicas padrão dos Macs.

O iTunes é, na verdade, um centro de entretenimento. Você não precisa procurar os arquivos espalhados no computador para, então, criar uma lista de reprodução, porque o software organiza tudo. Na interface do programa, você tem todas as músicas de sua biblioteca separadas por artista, álbum, gênero musical ou, até mesmo, quantas vezes ela foi tocada. Também é possível baixar podcasts (algo como um programa de rádio criado pelos usuários sobre os mais diversos assuntos), gravar CDs de música, criar ringtones e, com a iTunes Store, fazer download de músicas, vídeos, programas de televisão e aplicativos para iPhone e iPod touch (penas que não temos no Brasil a loja virtual de músicas da Apple).

Com todas essas funcionalidades, nem sempre é fácil para um marinheiro de primeira viagem entender bem como o iTunes funciona. Por isso, preparamos um tutorial básico para iniciantes. Não é diferente adicionar músicas ou vídeos no iTunes, mas não esqueça que o programa apenas suporta as extensões MOV e MP4 (para vídeos). Portanto, antes de acrescentá-los, converta-os para um desses formatos.

Bianca Hayashi está prestes a começar uma coleção de iPods.

FUNÇÕES

Clique na imagem para ampliá-la.

Funções encontradas na interface do iTunes.

APRENDENDO A USAR O ITUNES

1 Organizando a biblioteca Vá a Arquivo > Biblioteca > Organizar Biblioteca e escolha se o iTunes duplique os arquivos (ficando uma pasta para o iTunes e outra no local de origem) ou se quer que o programa crie subpastas para cada tipo de arquivo.

Passo a passo: Organizando a biblioteca.

2 Adicionando músicas Comece a encher sua biblioteca! Importar suas músicas e vídeos para o iTunes é simples. Basta acessar Arquivo > Adicionar à Biblioteca (ou usar o atalho [Command] + [O]) e buscar no computador os arquivos que deseja adicionar.

Passo a passo: Adicionando músicas

 

3 Obtendo informações Se você for uma pessoa metódica, reserve algumas horas para colocar as informações de suas músicas, como capa do álbum, ajustar nome do intérprete ou adicionar a letra. Selecione uma música, clique com o botão direito e vá a Obter informações.

Passo a passo: como obter informações

4 Organização é importante Mesmo que você não se preocupe com detalhes como a letra da canção, verifique sempre se o nome da música está grafado corretamente, bem como o do artista. É mais fácil encontrar o que procura quando os dados estão em ordem.

Passo a passo: importância da organização

5 Visualização Sua biblioteca apresenta três modos de visualização: em lista, em grade ou em Cover Flow. Se você não tem as capas dos álbuns adicionados, elas aparecerão somente como um símbolo musical (e o mesmo vale para a visualização no iPod).

Passo a passo: Visualize a biblioteca do iTunes

6 Criando uma lista de reprodução Com a sua biblioteca em ordem, você pode criar listas de músicas. Para isso, clique no botão [+] no canto inferior esquerdo e dê um nome que descreva sua lista. Selecione as músicas e arraste-as até a lista recém-criada. O mesmo vale para os vídeos.

Passo a passo: crie uma lista de reprodução

7 Assinando podcasts Se você quer assinar um podcast, vá a Avançado > Assinar Podcast e cole a URL do podcast na caixa que aparecer. Na aba Podcasts, todas as suas assinaturas estarão listadas. Selecione um podcast e clique em Atualizar para receber o capítulo mais recente.Passo a passo: como assinar podcasts

 

8 Sincronizando Você pode colocar as músicas no iPod de duas formas: sincronizando manual ou automaticamente. Por padrão, o iPod sincroniza quando você o conecta, mas se você quer ter o controle, vá em Resumo e marque a opção Gerenciar músicas e vídeos automaticamente.

Passo a passo: sincronize suas músicas

9 Som na caixa Colocar músicas e vídeos no iPod é simples. A ideia é a mesma da lista. Selecione algumas músicas e arraste até o ícone Música, embaixo do ícone do iPod. Para criar uma lista no iPod, selecione o tocador, clique no [+] e realize a mesma ação do passo 6.

Passo a passo: finalizando

*Matéria originalmente publicada na MAC+ 47.

3 Obtendo informações Se você for uma
pessoa metódica, reserve algumas horas
para colocar as informações de suas músicas,
como capa do álbum, ajustar nome do intérprete
ou adicionar a letra. Selecione uma música, clique
com o botão direito e vá a Obter informações.

3 comentários

  1. eliane t. menezes comentou 1:41 às 6 de setembro de 2011

    adorei a matéria estou só a quatro meses c/meu Macbook branco,”meu anjinho”, e agora essas dicas melhoraram meu uso do Itunes;)

  2. Eder Pacheco comentou 19:39 às 26 de dezembro de 2011

    Como não correr o risco de perder os dados de sua biblioteca organizada quando você precisa atualizar a versão do iTunes ?

Deixe um comentário

 

Publicidade