Home » Tutoriais » Avançado » Tutorial: novidades na montagem de projeto no FCPX

Tutorial: novidades na montagem de projeto no FCPX

:: por Redação macmais :: 30/03/2012 :: 1 comentário

*por João Velho (@videogurubrasil)

Agora o Final Cut Pro não tem mais um arquivo de projeto. Quando abrimos o programa, todos os trabalhos criados e existentes nos discos ou drives SSD do computador são disponibilizados em uma mesma sessão de edição.

Na nova versão, o termo “projeto” foi mantido, mas usado de modo completamente diferente. Agora, ele se refere ao que veio substituir as antigas sequências do FCP 7. Portanto, para todos os efeitos, os projetos do FCPX são instâncias onde editamos nossos vídeos.

Neste tutorial, vamos explorar os aspectos e procedimentos mais básicos do trabalho com projetos no FCPX. Em uma mesma sessão de edição, você pode criar e ter acesso a quantos projetos desejar. Porém, só é possível abrir e trabalhar em um projeto por vez.

Embora um projeto possa utilizar mídias de vários eventos, cada projeto precisa estar vinculado a um evento específico, o que também acaba, a princípio, por definir em que disco ele fica localizado.

Os projetos são armazenados no painel Project Library e abertos na Timeline. A exemplo do que ocorre comos eventos no Event Library, existem formas similares de organizar e gerenciar os projetos no Project Library.

Quando os projetos são criados, podemos personalizar suas características técnicas ou deixar que elas sejam ajustadas automaticamente. A qualquer momento, essas características podem ser acertadas pelo painel Inspector.

Todos os tutoriais a seguir necessitam do painel Project Library. Caso ele não esteja visível, clique no botão com a forma de um rolo de película no canto inferior esquerdo da Timeline.

Tutorial

Criando projetos novos no FCPX

1 Partindo do zero

Escolha File > New >Project ou use o atalho [Command] +[N]. Se preferir, certifique-se de que painel Project Library está aberto e clique no botão New Project, ou então, clique com o botão direito do mouse sobre o disco onde deseja armazenar o projeto e escolha New Project.

2 Ajustes gerais

Surge uma janela para determinar o nome do projeto, a qual evento ele ficará vinculado, o timecode de início e se terá propriedades de vídeo e áudio personalizadas ou definidas automaticamente, seja pelo primeiro clipe editado ou por padrões do programa.

3 Projeto pronto

Clique no botão [OK]. O projeto aparece no Project Library. Para abri-lo, basta dar um duplo clique sobre o novo projeto. O painel Project Library é automaticamente recolhido e o projeto novo é apresentado no painel Timeline, pronto para ser editado.

Tutorial

Trabalhando com projetos em vez de sequências

1 Tocando o projeto

Selecione um projeto em Project Library. Para fazer um skimming, arraste o cursor sobre o filmstrip. Para tocar o projeto, aperte [Espaço]; para interromper, aperte a barra novamente. Para ver em tela cheia, clique no botão Play FullScreen ou use [Command] + [Shift] + [F].

2 Arrumando em pastas

Clique no botão New Folder ou use [Control] +[Clique] sobre um projeto ou sobre o ícone de um disco e escolha New Folder no menu contextual. Selecione a pasta, clique e digite um novo nome. Arraste um projeto por vez para a pasta.

Dica Rápida

As propriedades do projeto podem ser alteradas nos parâmetros oferecidos quando o criamos com ajustes personalizados. Não se esqueça de alterar o áudio Surround para Stereo, se o projeto não precisar.

3 Mudando de nome

Para mudar o nome de um projeto, selecione-o noProject Library e clique no nome do projeto para destacá-lo. Na sequência, digite um novo nome e aperte [Return]. A posição do projeto na lista poderá mudar, dependendo do novo nome criado.

4 Alterando propriedades

Selecione o projeto no Project Library e escolha File> Project Properties ou use o atalho [Command]+ [J]. No painel Inspector, clique no botão Properties e, depois, em Project Properties (que tem a forma de uma ferramenta). Faça as alterações necessárias.

5 Removendo um projeto

Selecione um projeto em Project Library e escolha Move Project to Trash no menu File ou usando o botão direito do mouse sobre o projeto. Para remover uma pasta com todos os projetos nela contidos, pelos mesmos caminhos, acione o comando Move Folder to Trash.

Acompanhe a macmais nas redes sociais:

*Matéria publicada originalmente na macmais 69.

 

1 comentário

  1. Dimitri Lima comentou 11:31 às 2 de abril de 2012

    Não sei como é que está com as atualizações do Final Cut, mas não vejo nenhum elogio para o FCX.
    Será que irá ter uma nova releitura do produto?
    O FCP 7 ainda é o mais usado e o mais profissional do que o próprio X.

Deixe um comentário

 

Publicidade