Home » Tutoriais » Avançado » Tutorial: Trocando o HDD por SSD em um MacBook Air 2008

Tutorial: Trocando o HDD por SSD em um MacBook Air 2008

:: por Redação macmais :: 09/02/2012 :: 5 comentários

*por Sérgio Miranda (@saam)
Fotos Mario Amaya (@marioamaya)

Neste tutorial, explicaremos como realizar a troca do disco rígido do MacBook Air de 2008 por um disco em estado sólido (SSD), cujas vantagens esplicamos em uma matéria especial na macmais 66.

1 Ordem na casa Coloque o MacBookAir com a tampa do monitor virada para baixo. Comece tirando os parafusos superiores (maiores) e depois os de baixo (menores). Coloque-os sobre a mesa em ordem, para depois saber aonde vai cada um. Use uma chave Philips pequena (os kits de atualização geralmente vêm com uma).

Tutorial trocando o HDD por SSD: Ordem na casa

2 Descascando o notebook Abra o MacBook Air com cuidado. O disco rígido fica no canto superior esquerdo. Será preciso remover vários cabos antes de começar. O primeiro é o da bateria, que fica do lado superior direito. Desconecte-o puxando-o para fora. Agora podemos começar com o transplante propriamente dito.

Tutorial trocando o HDD por SSD: descascando o notebook

3 Soltando as amarras Voltando para o HDD, solte os dois cabos que passam por sobre o disco. Em seguida,você terá de puxar um cabo lateral bem fino que fica preso à moldura do disco rígido. Esse é o cabo do microfone: tenha muito cuidado ao soltá-lo para que seu MBA não fique surdo.

Tutorial trocando o HDD por SSD: soltando as amarras

4 Solte tudo Retire os quatro parafusos que prendem a bandeja com o HDD. Um deles está sob uma pequena peça de plástico preta ao lado dos cabos. Para removê-la, basta usar uma chave de fenda pequena ou então uma especial, de náilon ou borracha. Coloque os parafusos em ordem, sobre a mesa, para não perdê-los.

Tutorial trocando o HDD por SSD: solte tudo

5 Cirurgia de coração Retire abandeja com o HDD com cuidado.Você deverá soltá-la e depois remover a proteção de borracha que está sobre o disco rígido. Em seguida, a parte mais difícil do processo: levante a tampa preta dos conectores ZIF para soltar o cabo de dados do disco.

Tutorial trocando o HDD por SSD: cirurgia de coração

Dica Rápida

Dica Rápida, tutorial trocando o HDD por SSD

Não existe método de becape melhor nessa situação do que usar o Time Machine da Apple. Se você já está como Lion, utilize a partição de recuperação para formatar o novo drive SSD usando o padrão GUID e recupere os dados do becape em pouco tempo.

6 Reconectando Retire o SSD do invólucro e levante o conector ZIF para conectar o cabo de dados. Tenha bastante cuidado para não danificar os pontos de conexão. Para fechar o conector ZIF, basta empurrá-lo para baixo. Você não ouvirá um som de clique, mas é fácil perceber se o cabo está bem preso ou não.

Tutorial trocando o HDD por SSD: reconectando

7 Colocando tudo de volta Primeiro, coloque a proteção de borracha (ela tem uma saliência para indicar o lado em que vai o conector ZIF) e, em seguida, a bandeja do disco. Reponha os parafusos nolugar e não se esqueça da pequena proteção preta perto dos cabos e de prender ocabo do microfone no lugar.

Tutorial trocando o HDD por SSD: colocando tudo de volta

8 Novo de novo Reconecte o cabo da bateria e feche a tampa do MacBookAir, seguindo o mesmo padrão da desmontagem: primeiro os parafusos maiores, decima, depois os menores, embaixo. Conecteo disco externo com seu becape e reinicie o MBA com a tecla [Option] . Formate o SSD e copie o sistema de volta.

Tutorial trocando o HDD por SSD: novo de novo

Acompanhe a macmais nas redes sociais:

*Tutorial publicado originalmente na MAC+ 66.

TAGS: :: :: :: :: :: ::

5 comentários

  1. Sergio Moraes comentou 13:53 às 9 de fevereiro de 2012

    Qual o modelo do SSD? onde posso comprar?

    • Rhaniere comentou 18:42 às 5 de novembro de 2012

      SSD HDD hard drive 1.8″ ZIF for Apple MacBook Air 1ST

  2. Daniel comentou 21:04 às 27 de abril de 2012

    “(…)cujas vantagens esplicamos em uma matéria especial na macmais 66.”

    eXplica melhor!!!

  3. Thiago comentou 8:43 às 1 de setembro de 2012

    Olá, se eu comprar um Macbook AIR de 64 gb, consigo trocar o HD dele por outro maior ? Qual a faixa de preço de um HD maior para ele ?

    Obrigado

  4. guilherme comentou 16:35 às 2 de novembro de 2016

    onde voce comprou esse ssd zif

Deixe um comentário

 

Publicidade