Home » Tutoriais » iWork » Use o FileMaker para controlar o estoque da sua empresa

Use o FileMaker para controlar o estoque da sua empresa

:: por Redação macmais :: 20/05/2011 :: Deixe um comentário

por Henrique Bilbao e Afonso Petry Jr.

Na edição passada, falamos que era importante criar um bom leiaute para seu banco de dados. Em nosso caso, pedimos ao designer Felipe J. Brockveld para dar um toque especial ao nosso exemplo.

Neste tutorial, vamos demonstrar como inserir as funções matemáticas que são essenciais para nosso software de controle de estoque. Aqui, apenas utilizaremos uma fórmula para fazer a consulta de baixa em estoque e análise de compras. Recomendamos para quem já usa há mais tempo o FileMaker Pro comprar o livro Training Series www.filemaker.com/ support/training)

Visual é tudo

É possível montar aplicações muito bacanas no FileMaker Pro

REVISÃO | Abaixo, vemos o que parecem ser várias imagens, mas não são. Temos um fundo que contempla os botões de Cadastro, Consultas, Fornecedores etc., e outra imagem que é um fundo PNG vazado com dois triângulos. Para deixar o visual mais agradável, podemos “esconder” os botões no FileMaker. Depois de criá-los e designar a eles uma tarefa qualquer, basta clicar com o botão direito do mouse e mandá-los para trás da imagem. Com isso, o usuário pensa estar clicando no desenho, mas, na verdade, está acionando o botão por trás. Também é interessante ocultar a área de ferramentas do FileMaker, para que a aplicação fique com uma cara mais independente do programa. Por isso, é importante criar os botões que vão ajudar na navegação dentro da aplicação. Quando estão todos prontos e “escondidos”, é possível, via roteiro (script), bloquear as ferramentas e outros recursos de edição do FileMaker, impedindo que o usuário faça algum estrago.

Controle e baixe de estoque

Mantenha uma lista de produtos sempre atualizada

1 Contas Crie um campo novo na tabela Produtos chamado contador_estoque. Escolha o tipo Calculation. Aparecerá a janela de cálculos para você fornecer a formula, no caso quantidade_estoque – estoque_minimo.

2 Outra conta Repita o processo e chame o novo campo de valor_de_estoque. Especifique a fórmula valor_compra quantidade_estoque, onde o total de cada produto em valores será armazenado.

3 Baixa Para dar baixa no estoque, precisamos criar um campo novo em Produtos. Chame-o de quantidade_adicionar, que será do tipo Number, para que ele possa ser usado depois nos próximos cálculos.

4 Estoque Vamos adicionar um produto agora. Para isso, é necessário usar um roteiro (script). Ainda não é a hora de entender o processo, apenas repita os passos.

5 Estoque Ponha os produtos como List em um novo leiaute. No campo Quantidade, use o botão direito e escolha Condition Formating para criar uma regra de condição.

6 E se… No menu suspenso, selecione Formula is. Digite Produtos::quantidade_estoque < Produtos::estoque_minimo. Marque as opções Text Color e Fill Color e escolha uma cor.

7 Acertando Com condições e botões criados, você pode adicionar fotos ou uma imagem de fundo. Se quiser, pode baixar as nossas e adicioná-las em seu sistema.

8 Quase lá Veja como fica a nova tela de estoque editada, com uma imagem de cabeçalho, uma imagem de rodapé e outra para os botões Adicionar/Remover.

9 Não se perca Se quiser entender melhor o raciocínio de cada cálculo, baixe o exemplo deste tutorial em http://hisolucoes.com/filemaker/05.zip e analise as contas em cada campo do BD. Para exemplos de imagens, os arquivos no formato PNG estão em http://hisolucoes. com/filemaker/05_im.zip. Dúvidas? Envie um email para suporte@hisolucoes.com.

 

*Matéria publicada originalmente na MAC+ 60


Deixe um comentário

 

Publicidade