Home » Tutoriais » Iniciante » Use senhas para evitar o roubo de dados no FileMaker Pro

Use senhas para evitar o roubo de dados no FileMaker Pro

:: por Redação macmais :: 15/09/2011 :: 3 comentários

Arquivos configurados no seu controle de estoque.

por Henrique Bilbao e Afonso Petry Jr. (@hisolucoes)*

O assunto segurança é um dos mais importantes, não importa se estamos falando de um aplicativo comercial ou de suas fotos pessoais. No caso de um programa como o que estamos desenvolvendo (controle de estoque), existem informações que são vitais e não devem ser vistas por pessoas não autorizadas, para evitar problemas futuros. Por isso, tratar desse tema requer um excelente controle tanto do sistema quanto do seu banco de dados. Todo cuidado é pouco, já dizia o mais paranoico dos leitores.

O assunto segurança aborda assuntos diversos, como controle de acesso, criação de usuários e senhas, quais informações cada um desses usuários pode ler, escrever ou executar, isto é, dos privilégios de cada uma das pessoas que irá acessar o sistema, além de controles para apagar informações, dependendo do privilégio deste usuário. Nosso foco, neste tutorial, é apenas impedir que usuários não conhecidos visualizem os dados cadastrados, por isso, o primeiro passo é criar um login e senha mestres para cuidar do sistema.

Para nossa sorte, o FileMaker Pro já vem com uma ferramenta que vai nos auxiliar nessa tarefa mais do que importante e necessária. Vamos aprender a criar um usuário que terá plenos poderes, chamado master, e acesso integral ao banco de dados, e um local com um roteiro (script, em inglês) para criar e listar os usuários que terão acesso ao sistema.

Caso você, caro leitor, queira fazer o passo a passo até esse ponto aonde chegamos, basta acompanhar as edições de 55 a 62 da MAC+.

Tutorial

Crie usuários com permissões de segurança no FileMaker Pro

1 Área de Segurança Abra o File- Maker Pro e acesse a aplicação controle de estoque. Na barra de menus, Selecione File e clique em Manage. Em seguida, escolha a opção Security para entrar na área onde podemos configurar logins, senhas, privilégios e permissões.

Tutorial FileMaker: configure a segurança

2 Usuários Aparecerá a lista de usuários cadastrados. Por padrão, temos dois, Guest e Admin, ambos sem senha. Se quiser, você pode habilitar o usuário convidado, mas vamos fazer um script para isso mais adiante. Clique em New para criar seu novo usuário.

Tutorial FileMaker: usuários

3 Acesso total Digite um nome de usuário e, depois, crie a senha com privilégio Full Access. Se estiver criando um usuário para outra pessoa, marque a opção User must changes password on next login, para que, na próxima vez, a tela do passo 5 apareça.

Tutorial FileMaker: configure o acesso

4 Privilégios Selecione o nome do perfil como convidado, coloque Records para criar e editar em todas as tabelas; Layouts para que outros possam só visualizar; Value Lists também para apenas visualização; e Scripts para os usuários apenas executem os roteiros.

Tutorial FileMaker: privilégios

5 Troca tudo Lembrou do que dissemos no passo 3? Esta é a caixa de diálogo para troca de uma senha padrão. Em seguida, faremos um script para listar, criar e deletar usuários do sistema. Podemos utilizar o leiaute que fizemos, chamado layout_suporte.

Tutorial FileMaker: troca de layout

6 Refinando É interessante usar alguns recursos, como New Window, para que, quando uma caixa personalizada retornar o usuário e senha que você predefiniu, ele fazer o comando para adicionar no FileMaker e também na tabela de usuários, para assim, então listarmos tudo em um portal.

Tutorial FileMaker: listagem de atualizações

7 Repetindo é que se aprende Para criar mais usuários, cada um com seus privilégios e permissões de segurança, repita os passos deste tutorial. Se tiver alguma dúvida, baixe nossa aplicação diretamente do site da Hi Soluções ou, então, envie um email (o link está ao lado).

Tutorial FileMaker: repita os passos

Como Fazer

Dica importante

Dicas importantes

1. Faça um portal no seu leiaute que contenha dados como: id (auto increment), login, nome_usuario e privilégio, de acordo com a tabela que você criou para armazenar esses dados no sistema.

2. Coloque, no final da linha-padrão do portal, um X, apenas para, a partir dele, criar um botão para excluir o usuário corrente.

3. Com o X criado, digite o seguinte script: “Delete Account [Account Name: usuarios::login]” seguido de “Delete Portal Row [No dialog]”. Isso vai apagar o usuário selecionado do banco de dados.

4. Se tiver alguma dúvida sobre como criar usuários e privilégios de segurança, você pode baixar o exemplo em http://hisolucoes.com/filemaker/08.zip, ou enviar um email para suporte@hisolucoes.com.

*Matéria originalmente publicada na MAC+ 63.

Siga a @macmais no Twitter!

3 comentários

  1. Andres Bernstein comentou 21:11 às 29 de agosto de 2011

    Hola, soy de chile usuario de filemaker y tengo el problema de las claves del archivo no de los usuarios.
    tiene algun consejo para mejorar el acceso a los archivos de forma segura.

    Gracias Andres

    Olá, eu sou de chile FileMaker e eu tenho o problema não de chaves do arquivo de usuários.
    tem alguns conselhos para melhorar o acesso aos arquivos de forma segura.

    graças Andres

Deixe um comentário

 

Publicidade