Home » Tutoriais » Avançado » Varispeed altera o som de sua voz ou de instrumentos no Logic

Varispeed altera o som de sua voz ou de instrumentos no Logic

:: por Redação macmais :: 12/08/2011 :: 1 comentário

Altere a velocidade do som da sua voz e de instrumentos com Varispeed.

por Chico Castellano, da Comando S*

Varispeed é uma técnica de produção musical bem antiga, que artistas como os Beatles, por exemplo, usavam com frequência.

Pausa para teoria rápida: Varispeed é o processo pelo qual a música é gravada com o equipamento em uma velocidade mais lenta ou mais rápida, criando mudanças de tonalidade e andamento na canção. Ele era usado como um tipo de efeito sonoro ou como um facilitador nos momentos de difíceis execuções.

Quer um exemplo prático? No solo de piano de “In My Life”, do álbum Rubber Soul, o produtor George Martin não conseguia executar o trecho pois o andamento da música era rápido demais para a quantidade de notas. Então, ele retardou o gravador para -50% da velocidade e fez o solo do piano uma oitava abaixo. O resultado todos nós já conhecemos. Além de acertar o trecho, o resultado final deixou a impressão de ter sido tocado em um cravo.

John Lennon também gostava de usar muito o Varispeed. Em canções como “I’m Only Sleeping” ( do disco Revolver) e “Lucy In The Sky With Diamonds” (do Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band), ele gravava mais lentamente. Quando colocava na velocidade original, sua voz parecia ter um efeito letárgico.

Outro momento importante na história do Varispeed veio com a animação Alvin and The Chipmunks, de 1958, por Ross Bagdassarian. A voz dos personagens era gravada por ele mesmo, que usava o Varispeed para dobrar a velocidade e dar-lhes aquele som peculiar. Por isso, o Varispeed é uma ferramenta interessante, tanto para o uso artístico, quanto para o uso técnico. Vamos conhecê-lo?

Tutorial

Use o Varispeed para alterar o som de suas músicas

1 Barra de ferramentas Abra uma sessão do Logic que contenha áudios e midis. Pressione [Control] + [Clique do mouse] no transporte. Aparecerá a opção Customize transport bar, no menu contextual. Clique nela para abrir a janela de personalização da barra de transporte.

Tutorial Varispeed: abra a barra de ferramentas

2 Cada um em sua coluna Você verá uma janela com três colunas: a primeira se chama Trasport, a do meio tem o nome Display e a última coluna foi batizada de Modes and Functions. A opção Varispeed está na coluna Display. Selecione-a e, em seguida, clique em [OK].

Tutorial Varispeed: configure as colunas

3 Opções de velocidade Um novo botão aparece na barra de transporte. Ele serve para ligar e desligar a função Varispeed. Você verá também a opção Varispeed no display (fixo para o modo Speed Only). Clique nele para abrir uma janela de opções do Varispeed.

Tutorial Varispeed: opções de velocidade

4 Instrumento no canal Clique em Varispeed para habilitá-lo. Abaixo de Speed Only, dê um duplo clique e digite 30 e tecle [Return]. Ouça o resultado. A música ficou 30% mais rápida e no mesmo tom. Para escutá-la mais lenta, basta acrescentar o sinal de [-] na frente do número.

Tutorial Varispeed: ritmo e velocidade da música

5 Músico virtual Clique novamente em Speed Only e uma janela de opções se abrirá. Selecione Varispeed (Speed and Pitch). Digitando +30, você ouvirá o som mais rápido e em um tom mais alto. Se usar -30, será mais lento com um tom mais baixo. Faça e ouça o resultado.

Tutorial Varispeed: testante velocidade e tom

6 Seu tempo No Varispeed, volte para Speed Only e selecione Resulting tempo. A variação será feita em batidas por minuto. Assim, você terá controle de quantos pontos no metrônomo está acelerando ou desacelerando. Ideal para executar frases complexas e difíceis.

Tutorial Varispeed: variação de tempo

7 Subindo ou descendo meio tom Clique em Speed Only volte a selecionar Varispeed (Speed and Pitch) e selecione Detune (Semitones e Cents). A variação será feita agora em tons e semitons, lembrando que essa opção muda o andamento e a tonalidade. Até a próxima edição!

Tutorial Varispeed: último passo, variação do tom

Como Fazer

Tons mais altos

Como fazer tons mais altos.

Para o primeiro experimento, peguei uma sessão com uma base que uso para estudar improvisação, criei um solo com uma digitação difícil de ser executada por mim, em andamentos rápidos, diminui 10 pontos no metrônomo, com a ajuda do Speed Only + Resulting Tempo, sem alterar o tom, e gravei. Será necessário ligar o Varispeed para gravar acelerado ou não, e desligá-lo para ouvir no andamento ou tom original e ouvir o resultado. Para o segundo experimento, usei a mesma base e, como também gosto de cantar, elaborei um coro vocal para ela, com notas altas que eu não alcançaria no tom original da base. Mudei de Speed Only + Resulting Tempo para Varispeed (Speed and Pitch + Detune), ajustei para três semitons abaixo e gravei tudo.

*Matéria originalmente publicada na MAC+ 63.

 

1 comentário

Deixe um comentário

 

Publicidade